:: Colaboradores

Odiario

Prémios*

Filipe Diniz    09.Nov.17

A atribuição pelo Parlamento Europeu do prémio Sakharov à «oposição democrática» venezuelana já foi devidamente denunciada por aquilo que verdadeiramente representa: uma provocação ao governo bolivariano, um encorajamento a gente que, apoiada pelo imperialismo, procura afundar o país na violência e no caos. Não é excepção. O historial do prémio Sakharov, criado em 1988, é em boa parte dos casos elucidativo da hipocrisia da maioria do PE no que diz espeito a “democracia” e “direitos humanos.”

Odiario
Odiario

Estaline e Hitler: irmãos gémeos ou inimigos mortais?

Domenico Losurdo*    12.Oct.17

A reaccionária teoria do “totalitarismo” procura associar Hitler e Stáline e, em termos gerais, comunismo e fascismo. Este lúcido texto demonstra não só falsidade histórica da assimilação entre essas duas figuras como as reais afinidades entre as concepções do nazismo e as das outras potências coloniais, e as doutrinas racistas – nomeadamente da “supremacia branca,” ainda com tão forte expressão nos EUA dos dias de hoje. Nenhuma falsificação histórica ou teórica pode ocultar que é à URSS que se deve, no fundamental, a derrota do nazi-fascismo.

Odiario
Odiario
István Mészàros (1930-2017)

Uma crise estrutural exige uma mudança estrutural.

István Mészáros [*]    03.Oct.17

Chega-nos a notícia do falecimento do grande pensador marxista Istvan Mészàros, amigo e colaborador de odiario.info. Recuperamos, em sua homenagem, um artigo aqui publicado em Abril de 2012. Os anos passados em nada diminuíram a sua importância, rigor e actualidade. A obra de István Mészàros perdurará como um dos mais criadores e exemplares desenvolvimentos actuais do marxismo.

Odiario
Odiario

Macron injuria o «irreformável» povo francês
o que esconde este nervosismo?

Georges Gastaud*    25.Sep.17

Macron, apesar do apoio dos donos de 90% dos media franceses, do voto do PS e do PCF no bolso na segunda volta das últimas eleições presidenciais, a pretexto de uma barragem anti-fascista, de ter bênção dos padrinhos do euro-atlantismo não consegue, no entanto, esconder o seu profundo nervosismo…

Odiario
Odiario

Quem governa os EUA?
A elite do poder no tempo de Trump

James Petras*    19.Sep.17

«Os estadounidenses têm muito que aprender e desaprender. A nossa vantagem estratégica pode residir no facto de a vida política nos Estados Unidos não poder piorar – realmente batemos no fundo e, salvo uma guerra nuclear, só podemos olhar para cima».

Odiario
Odiario

Recomeçaram os desaparecimentos na Argentina

Carlos Aznárez*    07.Sep.17

Foi em 1 de agosto passado que Santiago Maldonado desapareceu quando participava solidário com o povo Mapuche numa manifestação de reivindicação das suas terras ocupadas pela Benetton.
Um grande movimento de solidariedade para com povo Mapuche, de indignação e de preservação da memória vem crescendo contra o terrorismo de Estado na Argentina

Odiario
Odiario

Grécia 1967

Filipe Diniz    29.Ago.17

A ligação umbilical dos EUA aos golpes de Estado um pouco por todo o mundo tem sempre dois objetivos irmanados: impor uma maior exploração dos povos e dos seus países, e perseguir os comunistas.

Odiario