:: Colaboradores

Odiario

O despertar dos povos

José Goulão    04.Nov.19

«Multiplicam-se os focos de contestação popular em zonas diversificadas do mundo. Mas será um erro avaliá-los segundo uma bitola única, além de ser profundamente desaconselhável deixar-nos conduzir pelos conteúdos e sistematizações que brotam da comunicação social dominante.»

Odiario
Odiario

A ofensiva turca e o quebra-cabeças na Síria

José Goulão    26.Oct.19

A invasão turca de território sírio prossegue, agora com um “cessar-fogo” que, na prática, consagra a ocupação. É necessário procurar fazer o ponto da situação, embora haja aspectos que constituem uma constante, como em primeiro lugar a permanente e desavergonhada duplicidade e papel chave da actuação dos EUA. Que “saíra” da Síria, e oito dias depois envia mais tropas e mais armamento pesado a esse país ocupado.

Odiario
Odiario

As lições da Grande Depressão de 1929*

António Avelâs Nunes    16.Oct.19

Avelãs NunesAs crises cíclicas são um fenómeno inerente ao capitalismo, e há factores estruturais que vêm tornando a ocorrência de crises uma possibilidade cada vez mais forte, e que vêm gerando crises cada vez mais prolongadas e mais profundas, acentuando as dificuldades do capitalismo em lidar com elas. O seu estudo constitui um instrumento essencial na luta anti-capitalista.

Odiario
Odiario

James Petras: “Não devemos ignorar o facto de que alguns grupos podem começar a tomar medidas violentas a favor de Trump”

CX36    05.Oct.19

Na sua entrevista semanal no CX36 do Uruguai, James Petras refere-se ao anúncio de um processo de julgamento político contra o presidente Donald Trump promovido pelo Partido Democrata: “Trump continua a denegrir a oposição dizendo que se trata de uma caça às bruxas, enquanto os democratas prosseguem com o processo, mobilizando os seus eleitores. A tensão vem crescendo com alguns comentários de Trump no sentido de que, se continuarem com o impeachment, isso provocará uma guerra civil, o que é insólito e grave.”

Odiario
Odiario

A outra face da NATO

Rui Namorado Rosa    20.Sep.19

Publicámos este artigo em 2011. Nos oito anos passados o seu conteúdo não só não perdeu actualidade como justifica inteiramente a republicação, porque todos os traços que identifica na NATO enquanto principal braço armado do imperialismo se acentuaram. Tal como era observado, os meios que utiliza não se resumem às agressões militares abertas. Tem um longo e criminoso currículo de organização de grupos clandestinos e acções secretas de carácter terrorista e fascista, desde a época da sua fundação. Nos dias de hoje essa componente da sua actividade criminosa é provavelmente a de maior importância.

Odiario
Odiario

Tiananmen 20 anos depois

Domenico Losurdo    10.Jun.19

Domenico LosurdoUma vez que a cada década os media dominantes repetem as mesmas falsidades sobre os acontecimentos da Praça Tiananmen, faz também sentido republicar este texto de 2009 de Domenico Losurdo. Recorrendo apenas a fontes ocidentais, revela com clareza quer a realidade dos acontecimentos quer os interesses exteriores por detrás do seu desencadeamento.

Odiario
Odiario

Sobre os resultados das eleições europeias

Rémy Herrera    03.Jun.19

Ainda está por fazer a análise em profundidade das eleições europeias. Dos seus resultados em cada país e da sua repercussão no conjunto da UE e fora dela. A França foi um dos países em que a extrema-direita ganhou. E é urgente identificar as razões que levam um partido de extrema-direita consolidar e alargar o seu apoio entre as camadas populares.

Odiario