:: Outros autores

Odiario

Grécia: o suicídio ou o assassínio de um país

Peter Koenig*    22.Ago.19

Muitos “analistas” continuam a lamentar em vários tons as condições gregas, mas nenhum deles ousa defender a única solução que poderia ter retirado (e ainda pode) a Grécia desta situação dramática: sair do euro e recomeçar a reconstruir a nação com uma economia nacional, moeda própria, bancos públicos ao serviço do país e um banco central soberano decidindo sobre a política monetária mais adequada à Grécia e, sobretudo, ao programa de recuperação.

Odiario
Odiario

Mercadorias: linhas para uma longa luta que continua

Manuel Gouveia    21.Ago.19

A greve dos motoristas de matérias perigosas foi acompanhada de uma densa nuvem de mistificação, soprada tanto do lado do patronato como de alguns dirigentes sindicais, figuras do governo e comentadores nos grandes media. Essa mistificação prolonga-se agora nos respectivos balanços sobre quem “ganhou” e quem “perdeu”, intensamente assumida pelos propagandistas de um governo que recorreu a ilegalidades diversas e se alinhou com o patronato.

Odiario
Odiario

Turquia transfere terroristas islâmicos para deter avanço sírio

AbrilAbril    19.Ago.19

Cerca de 15 mil combatentes do Daesh e Al-Qaeda, ao serviço da Turquia, foram apressadamente transferidos para o sul da província de Idlib a fim de conter o avanço do exército sírio em Khan Sheikhoun. A “luta contra o terrorismo” dos EUA e dos seus aliados fica mais uma vez desmascarada. Terroristas e fascistas são, não inimigos, mas instrumentos essenciais da ofensiva imperialista.

Odiario
Odiario

Do outro lado do mundo

João Ramos de Almeida    17.Ago.19

A greve dos motoristas de matérias perigosas suscita reflexão em muitas vertentes. Uma delas tem a ver com o jornalismo que noticia e opina sobre ela, num cata-vento mediático que diz muito sobre a natureza, a situação e o papel do jornalismo dominante no nosso país.

Odiario
Odiario

Entrevista com Thomas Lovejoy: “Bolsonaro ignora o meio ambiente e o que a ciência diz”.

IHU    16.Ago.19

O processo de desmatamento da floresta amazónica não é de agora, mas vem acelerando desde que Bolsonaro foi eleito. Este é inteiramente surdo aos argumentos da ciência acerca das consequências de um processo que se aproxima do que é designado como “ponto de inflexão,” “a partir do qual os padrões biológicos e climáticos são afectados de modo irreparável.”

Odiario
Odiario

O ouro e a lata

Jorge Seabra    15.Ago.19

«Não tenho esperança de ver a foto de Manuel Louzã Henriques, o velho leão da Liberdade, a ocupar toda a capa da revista do Expresso, a mesma que dá um contrastante destaque a uma extensa entrevista com José Miguel Júdice.»

Odiario
Odiario

Os banqueiros misantropos por detrás do «New Deal» Verde

Matthew Ehret    13.Ago.19

Ninguém que conheça como se comporta o capitalismo pode deixar de desconfiar do actual empenho “verde” da oligarquia, directamente ou através da promoção mediática de figuras e organizações de fachada. Uma observação documentada dos bastidores, como a que este texto faz, ajuda a esclarecer alguma coisa.

Odiario