:: Outros autores

Odiario

Descentralização sem regionalização o que é?

Demétrio Alves    15.Ene.20

A tese enunciada pelo PR de que «se deveria finalizar a descentralização e, só depois, dar passos no sentido da criação das regiões administrativas» acaba por ser uma forma de, defendendo aparentemente a viabilização da regionalização, a liquidar. E de caminho liquidar também a descentralização.

Odiario
Odiario

O lugar do Iraque no Grande Jogo entre EUA e Irão

Nazanín Armanian    14.Ene.20

A sina do Iraque actual é ser, além de um país ocupado, terreno onde se trava uma guerra ainda não declarada entre países terceiros: EUA, Israel e Irão. Num Médio Oriente em que, além dos EUA e do seu aliado sionista, os alinhamentos das variantes sunita e xiita do Islão – entre outros factores - tornam ainda mais complexa a questão.

Odiario
Odiario

Augusto e seus senhores*

Gustavo Carneiro    13.Ene.20

O ministro Santos Silva e o seu governo conduzem uma política internacional servilmente alinhada com o imperialismo norte-americano. Qualquer que seja a questão, seja ela a Venezuela ou o Irão ou outra qualquer, a sua posição soa sempre a memorando da embaixada dos EUA.

Odiario
Odiario

Duas semanas que arrepiaram o mundo

José Goulão    11.Ene.20

O assassínio do general Qassem Soleimani confirma a tendência norte-americana para ajustar contas com pessoas, entidades e organizações que combatem o terrorismo oriundo do tronco comum afegão. Este assassínio é, aliás, uma indiscutível acção terrorista quem nem as habituais justificações difundidas em massa pelos media conseguem disfarçar. E responsáveis portugueses envergonham mais uma vez o país: o governo PS por cá, na ONU o secretário-geral Guterres.

Odiario
Odiario

Desbravando o negócio da Uber

AbrilAbril    10.Ene.20

Este útil dossier enuncia aspectos essenciais da natureza e da actuação da multinacional norte-americana UBER. Nada lhe falta: as condições laborais de moderna quase escravatura; as manobras para monopolizar os sectores em que intervêm arruinando a concorrência; o verniz “moderno” e “tecnológico”; a participação de potentados como Google ou Goldman Sachs, ou da portuguesa SONAE; a lucrativa fuga ao fisco; e a protecção de governos como o de Portugal, sempre alinhado com o grande capital transnacional.

Odiario
Odiario

738 000 000 000

Gustavo Carneiro    07.Ene.20

O ano de 2020 inicia-se com um novo crime perpetrado pelos EUA. Um assassínio que pode conduzir a nova escalada de guerra no Médio Oriente, e mais além. Os criminosos dos EUA/NATO não têm essa preocupação. Têm a preocupação oposta: quanto mais guerra melhores os negócios do complexo militar-industrial. Se for à custa de mais umas centenas de milhares de mortos, serão danos colaterais sem importância nos lucros.

Odiario
Odiario

OPCW*

Jorge Cadima    06.Ene.20

Os EUA/NATO/EU não suportam que seja quem for – organização internacional ou personalidade individual – ponha em causa as falsidades com que pretendem justificar sucessivas agressões militares. Cientistas da OPAQ (OPCW) que questionaram essa manipulação foram ameaçados. Jornalistas saíram dos órgãos em que trabalhavam. E Julian Assange está a ser lentamente assassinado na cela da prisão.

Odiario