:: Outros autores

Odiario

Porque está de novo na ordem do dia a ascensão do fascismo

John Pilger    07.Dic.18

Este importante texto foi publicado em 2015, mas não só não perdeu actualidade como está, se possível, mais actual ainda. A ameaça fascista surge em todos os continentes. E o elo que a une é a acção do imperialismo, apoiando e incentivando tudo o que existe de mais reaccionário, obscurantista e explorador à face da Terra.

Odiario
Odiario

O Pravda entrevista Egon Krentz, último líder da RDA

Pravda    06.Dic.18

O dirigente comunista alemão fala ao Pravda sobre a actual situação na RFA, e em particular sobre o papel crescente que o seu território e as suas forças armadas desempenham na NATO. Homem de convicções inabaláveis, participa empenhadamente na mobilização da juventude alemã pela saída dessa organização militar agressiva, e por um estatuto de não-alinhado para o seu país.

Odiario
Odiario

A progressão nas carreiras ainda não teve efeitos nas remunerações-base dos trabalhadores das Administrações Públicas

Eugénio Rosa    03.Dic.18

Devido à eliminação dos cortes, a Remuneração Base Média Mensal dos Trabalhadores da Função Pública aumentou entre Outubro de 2015 e Outubro de 2017, embora variando muito de categoria para categoria profissional. Mas os efeitos das progressões nas carreiras até Julho de 2018 foram mínimos, pois a Remuneração Base Média Mensal de todos os trabalhadores da Função Pública aumentou apenas +0,9€/mês.

Odiario
Odiario

Congo: eleições e mais ingerências*

Carlos Lopes Pereira    01.Dic.18

Os EUA e a UE veem África com os olhos do colonialismo. As declarações da Comissária Federica Mogherini são um grosseiro exemplo de menosprezo e de tentativa de ingerência nas próximas eleições no Congo. Enquanto não derrotarem o colonialismo na sua forma actual, não haverá futuro para os povos africanos.

Odiario
Odiario

Filho de Bolsonaro coordena em Washington ataques contra Cuba e Venezuela

Sergio Alejandro Gómez    30.Nov.18

A eleição do candidato neofascista no Brasil irá repercutir-se num acréscimo da agressividade imperialista contra os regimes progressistas na América Latina e contra a Cuba revolucionária. Os EUA esperam de Bolsonaro que seja um digno sucessor dos bárbaros ditadores que mantiveram o domínio sobre o seu «pátio das traseiras».

Odiario
Odiario

Emigrantes e classe operária do México: uma só luta

Várias caravanas de migrantes oriundas de vários países da América Central estão a atravessar o México. As classes dominantes têm uma posição dúplice em relação a elas: por um lado incentivam o nacionalismo e a xenofobia; por outro lado, vêm nesta vaga um acréscimo ao seu exército de reserva, ainda mais desprotegido e sem direitos.

Odiario
Odiario

Mariposas, a eterna luta pela igualdade

Lúcia Gomes    27.Nov.18

No passado sábado centenas de pessoas incluindo membros do governo PS manifestaram-se contra a «violência sobre as mulheres». Eduardo Cabrita, um dos manifestantes, sendo contra essa violência, não pratica o mesmo princípio se se tratar da violência sobre estivadores em greve. Ou outras correntes «feministas» presentes, que são ao mesmo tempo defensoras da aprovação de uma lei que permita que os proxenetas explorem livremente as mulheres na prostituição, consagrando uma milenar forma de violência e de exploração.

Odiario