Artículos de: Octubre, 2006

Odiario

A reeleição de Lula

Os Editores    31.Oct.06    Colaboradores

Lula
A reeleiçao de Lula com mais de 60% dos votos emitidos levou muitos analistas a prever que no seu segundo mandato realizará uma politica que responda às aspirações populares. É muito improvável que isso aconteça.
O voto maciço das forças progressistas em Lula na segunda volta lembra o dos comunistas portugueses em Mário Soares nas eleições presidenciais 1987. Votaram nele para evitar o pior.

Odiario
Odiario

AMBIENTE

Luís Vicente *    31.Oct.06    Colaboradores

...
“Da mesma forma que a Revolução Industrial agudizou e aprofundou a sujeição do trabalho ao capital, também agudizou e aprofundou a sujeição da Natureza ao capital. A divisão do trabalho que constitui a base da acumulação capitalista foi acompanhada pela divisão da Natureza”.

Odiario
Odiario

A mentira na ponta das espingardas

José Goulão*    31.Oct.06    Colaboradores

Bombardeamentos de Bagdad
Além da confissão de derrota, há outra razão de peso que desaconselha o reconhecimento da Resistência iraquiana pelos círculos imperiais. A sua existência é um contributo para o reforço da unidade nacional iraquiana perante os esforços em curso para fraccionar o país.

Odiario
Odiario

O Fantasma do Iberismo volta a ser agitado

De repente, órgãos de comunicação social em Espanha e Portugal desenterraram o fantasma do iberismo e agitam-no.
As sondagens sobre a integração de Portugal na Espanha não merecem credibilidade. Os comentários da imprensa são levianos e ocultam a colonização económica de Portugal pela Espanha.

Odiario
Odiario

Um orçamento de confronto com os trabalhadores

Eugénio Rosa*    30.Oct.06    Colaboradores

O OE2007: Um orçamento de confronto com os trabalhadores e que vai determinar a degradação da Administração Pública e dos serviços essenciais que esta presta à população.

Odiario
Odiario

Caminhos da transformação (uma abordagem teórica)*

César Benjamin**    29.Oct.06    Colaboradores

“Se tudo se transforma em mercadoria, então o circuito mercantil reorganiza à sua imagem e semelhança, pela primeira vez na história humana, toda a vida social. Todos os agentes sociais relevantes, inclusive os detentores do poder político, agora incluem-se nele”.

Odiario
Odiario

Uribe rompe contactos com as FARC

ANNCOL *    28.Oct.06    Colaboradores

O Presidente Álvaro Uribe invocou como pretexto um atentado terrorista, em Bogotá, para romper os contactos com as FARC cujo objectivo era o intercâmbio humanitário de prisioneiros. Tudo indica que estamos perante uma provocação montada pelo próprio governo colombiano.

Odiario