Artículos de: Noviembre, 2006

Odiario

A Venezuela e as eleições presidenciais de Dezembro de 2006

Marta Harnecker*    30.Nov.06    Colaboradores

Marta Harnecker
No vitorioso processo revolucionário bolivariano, as tentações golpistas da oposição e dos EUA tem esbarrado num exército que se encontra esmagadoramente envolvido na defesa da legalidade revolucionária e democrática. Apesar da forte candidatura da oposição, os êxitos sociais e económicos da revolução sairão vitoriosos em 3 de Dezembro.

Odiario
Odiario

Rebelião e genocidio na Guatemala**

Pablo Ceto*    29.Nov.06    Colaboradores

“As sementes do projecto revolucionário guatemalteco encontraram um terreno fértil no descontentamento, na mobilização popular e na resistência indígena. Isto explica que, apesar da derrota do movimento insurreccional revolucionário da década anterior, nos anos setenta do século passado este ressurja, recupere a iniciativa, estenda-se e tenha importantes níveis de generalização da guerra de guerrilhas em muitas regiões do país”

Odiario
Odiario

Depois de Rumsfeld, mudança ou continuidade

André Levy*    28.Nov.06    Colaboradores

“A escolha de Bush para substituir Rumsfeld, Robert Gates, prefigura uma mera mudança decorativa com uma figura menos escaldada publicamente. Indicado por Bush como alguém com grande experiência, a revisão do seu currículo é revelador”

Odiario
Odiario

O desemprego corrigido continua a aumentar com o governo do PS

Eugénio Rosa*    27.Nov.06    Colaboradores

Contrariamente àquilo que o governo e mesmo a maioria dos órgãos de comunicação social têm afirmado, o desemprego não está a diminuir em Portugal.

Odiario
Odiario

O impacto da resistência iraquiana nas eleições dos EUA

John Catalinotto*    27.Nov.06    Colaboradores

John Catalinotto
“É um erro pensar que esta mudança eleitoral [nos EUA] irá por si mesma acabar com a criminosa ocupação do Iraque ou sequer levar a uma alteração a uma mudança substancial na política externa no imperialismo dos EUA. Sem uma luta de massas que ponha fim à ocupação, as tropas dos EUA permanecerão no teatro de guerra por bastante tempo”

Odiario
Odiario

Intervenção do Partido Comunista do Brasil**

“Nas condições difíceis criadas para o desenvolvimento da luta antiimperialista, anticapitalista e pelo socialismo, após os acontecimentos regressivos das últimas décadas do século 20, é auspicioso que em todos os continentes os partidos comunistas e operários realizem esforços para desempenhar papel destacado no processo objetivo, que se observa atualmente, de retomada das lutas políticas e sociais em diferentes níveis e variadas formas”

Odiario
Odiario

Intervenção do Partido Comunista Brasileiro**

Edmilson Costa*    26.Nov.06    Colaboradores

“Há a possibilidade real de que a crise oriunda do fracasso do neoliberalismo abra uma nova e prodigiosa situação revolucionária mundial, onde a questão do socialismo reapareça como uma vitalidade bem maior do que a que ocorreu com o aparecimento dos monopólios no início do século XX, só que agora as forças socialistas estarão livres das deformações e dos desvios que ocorreram no recente passado socialista”

Odiario