Artículos de: Diciembre, 2006

Odiario

O fim da era do petroleo na crise da humanidade

bakhtiari
Neste artigo, o prof. iraniano Bakhitiari, um dos mais eminentes especialistas na matéria, reflecte sobre as trágicas consequências da crise do petróleo. A persistir o esbanjamento de um recurso natural não renovável, como é o petróleo, a produção terá caído em 2020 dos actuais 81 milhões de barris diários para apenas 55 milhões.

Odiario
Odiario

Pastoral caritativa e capitalismo da Igreja

Jorge Messias*    30.Dic.06    Colaboradores

“A situação política, económica, cultural e religiosa que vivemos, nada mais é que uma farsa grotesca. Teremos de olhar um pouco mais de perto em que consistem e que objectivos ocultam a sociedade civil, o combate à pobreza e o voluntariado.”

Odiario
Odiario

20 anos de adesão e os Fundos Estruturais

Pedro Carvalho*    29.Dic.06    Colaboradores

“Nestes [últimos] 20 anos, a União Europeia aprofundou os seus três eixos fundamentais e interdependentes - o federalismo, o neoliberalismo e o militarismo. O capital e as elites políticas que o defendem há muito que sonham com a Europa potência regional, um bloco (imperialista) político-económico-militar com uma ampla área de influência pan-europeia-mediterrânica”.

Odiario
Odiario

A Derrota dos Estados Unidos no Iraque agrava a crise estrutural do capitalismo

G. W. Bush
“A derrota militar no Iraque – porque o fim da ocupação aparecerá na realidade como uma enorme derrota americana não apenas aos povos do mundo islâmico mas também aos próprios aliados de Washington – terá implicações amplas, profundas e diversificadas que, transcendendo os problemas da Região, vão agravar a crise estrutural do capitalismo”

Odiario
Odiario

Os desafios dos movimentos sociais Latino-Americanos

“A realidade latino-americana e a luta de classes são inseparaveis. Não podemos esconder o que de fato existe. Mas cada qual, à luz do seu olhar ideológico, pode dar a interpretação e a descrição que quiser para essa mesma realidade. Essa é a unica forma de explicar porque, mesmo entre as forças sociais e políticas da esquerda, há tantas diferenças na análise da realidade atual.”

Odiario
Odiario

APARTHEID: Israelenses adotam o que África do Sul deixou

John Dugard*    27.Dic.06    Outros autores

...
“A ocupação dos territórios palestinos tem muitos aspectos de uma colonização. Ao mesmo tempo, tem muitas das piores características do apartheid. A margem ocidental foi fragmentada em três áreas: norte (Jenin e Nablus), centro (Ramallah) e sul (Hebron), que cada vez mais se parecem com os bantustões da África do Sul”

Odiario
Odiario

A Dança dos milhões da contra-revolução em Cuba

Granma*    26.Dic.06    Outros autores

A história dos milhões de dólares gastos pelos sucessivos presidentes dos EUA, desde John Kennedy, nas frustradas iniciativas de destruição da revolução cubana, é parte da história da ligação das sucessivas administrações norte-americanas ao sub-mundo dos mercenários, da marginalidade e do crime.

Odiario