Artículos de: Enero, 2007

Odiario

Delfim Netto, o super ministro da Ditadura é agora conselheiro de Lula

revista Veja    31.Ene.07    Colaboradores

Lula
Odiario.info transcreve hoje na íntegra a entrevista que a revista brasileira Veja publicou com Delfim Netto. A iniciativa nasceu da súbita admiração que o ex-ministro da ditadura dos generais inspira hoje ao Presidente Lula, que o consulta antes de tomar decisões importantes. Cabe recordar que Delfim Netto desempenhou durante anos um papel decisivo na definição da política económica e financeira dos governos militares que implantaram no Brasil um regime de terror fascizante.

Odiario
Odiario

Produção de ópio no Afeganistão no máximo

Jerry Mazza*    30.Ene.07    Colaboradores

...
O cultivo da papoila e a produção de ópio será uma actividade dos afegãos, mas é, fundamentalmente um negócio de transnacionais ligadas à administração norte-americana e de elementos ligados à CIA.

Odiario
Odiario

O Retorno Cíclico da Al-Qaeda

José Paulo Gascão    29.Ene.07    Colaboradores

“O Império planetário dos EUA, idealizado no “Plano Americano para o século XXI”, elaborado pelo gabinete de Dick Cheyney, Vice-Presidente dos EUA, e que preconizava para a UE a sua “destruição antes que se transforme num concorrente”, já está a ser derrotado. O tempo histórico está mais próximo do tempo real”.

Odiario
Odiario

O declínio do dólar… e dos Estados Unidos - As grandes potências e o embuste global

Jorge Beinstein*    28.Ene.07    Colaboradores

Os EUA há muito entregam dólares de valor futuro incerto a troco de bens e serviços. Todos os países o sabem, mas sem este decisivo cliente mundial, “a crise de sobreprodução crónica que o capitalismo mundial sofre há mais três décadas converter-se-ia num desmoronamento imparável” (…) Qual é a solução? Nenhuma”, todos o sabem: a crise é estrutural e as guerras do Afeganistão e do Iraque, não só não deram o domínio do petróleo do Médio Oriente aos EUA, como agravaram a crise.

Odiario
Odiario

Quem domina a América ?

James Petras    27.Ene.07    Colaboradores

“O “capital financeiro” tem várias facetas e não poderá ser compreendido sem que seja feita uma referência a determinados sectores. Bancos de investimento, fundos de pensões, bancos de poupança, fundos de investimento, são apenas alguns exemplos dos managers operativos da economia multi-trilionária”.

Odiario
Odiario

Dos Marxistas arrependidos ao Anarco-Trotskismo

O autor deste artigo reflecte sobre a vaga de esquerdismo de novo tipo cuja mensagem doutrinária assenta na convicção de que a América Latina está madura para uma revolução de proporções continentais. Miguel Urbano Rodrigues define esses politólogos como anarco-trotskistas.

Odiario
Odiario

As faces do sandinismo - Entrevista com Ernesto Cardenal

Carta Maior    25.Ene.07    Colaboradores

Ernesto Cardenal
“… A única maneira de poder entender os dogmas cristãos é por meio da Teologia da Libertação e também por meio do marxismo, porque muito dela também está influenciada pelo marxismo e eu me considero um cristão marxista, que acredita em alguns dogmas cristãos e também na doutrina de Marx.”

Odiario