Artículos de: Febrero, 2007

Odiario

A Cruzada Militar Global dos Estados Unidos (desde 1945 )

Prof. Eric Waddell*    28.Feb.07    Outros autores

Terminada que foi a Guerra Fria com a derrota da URSS, os EUA não precisam de aliados que, agora passam a objecto de cobiça pelo imperialismo norte-americano: “Temos 50 por cento da riqueza mundial mas apenas 6,3 por cento da sua população. (…) A nossa verdadeira tarefa no período que se aproxima, é estabelecer um padrão de relações que nos permita manter esta posição de disparidade. Devíamos deixar de falar em elevar os padrões de vida, direitos humanos e democratização. Não está longe o dia em que teremos de lidar com conceitos directos de poder”.

Odiario
Odiario

Chavez é o antipoder*

José Vicente Rangel
José Vicente Rangel, ex Vice-Presidente da Venezuela, considera a sua substituição neste alto cargo da Revolução Bolivariana um “facto normal, como deve ser entre duas pessoas que se conhecem profundamente, e num processo onde o cargo que se desempenha é o menos, pois o importante é estar envolvido no processo: (…) saímos do governo mas não da revolução.”

Odiario
Odiario

Sanções e Guerra na Península Coreana

O recente acordo entre a Coreia do Norte e os EUA (previsto e defendido na parte final do texto) não retira actualidade à informação contida neste artigo, datado de 17 de Janeiro último. Os EUA, ocupados na procura de uma saída que disfarce o inevitável reconhecimento da sua derrota no Iraque e a impossibilidade de lançarem agora uma nova frente de guerra, procuraram uma solução que permitisse disfarçar a sua impossibilidade de iniciar, agora, uma nova guerra.

Odiario
Odiario

Entrevista com o jornalista chileno Manuel Cabieses *

Beny Extremera    25.Feb.07    Outros autores

Manuel Cabieses
“A ditadura militar [no Chile] não consistiu apenas em Pinochet e nas Forças Armadas; também é necessário falar da aliança entre as Forças Armadas e sectores empresariais nacionais e estrangeiros. O tema não deve ser totalmente reduzido a Pinochet, que, na realidade, não tem o triste mérito de representar na sua totalidade o conjunto de factores que compunham a ditadura”.

Odiario
Odiario

Ratzinger e o milagre das rosas ( II )

Jorge Messias    24.Feb.07    Colaboradores

“Na realidade quem governou a igreja durante uma década, por interposta pessoa”, devido à evidente incapacidade por doença de João Paulo II, “foi o cardeal Ratzinger que se fez cercar por uma impressionante rede de conselheiros e colaboradores, conservadores, tecnocratas, jesuítas e do Opus Dei”

Odiario
Odiario

Os comunistas russos apelam à unificação de todos os partidos comunistas da ex-URSS [1]

G. Ziuganov    23.Feb.07    Outros autores

É cada vez mais evidente, o papel crescente que os ex países socialistas do leste europeu assumem na cena mundial. Ali, onde os comunistas continuam a ter um papel destacado que a imprensa ocidental não reflecte, “teve lugar em Moscovo o Plenário Ordinário do Conselho da União dos Partidos Comunistas-PCUS”. Participaram no Plenário 15 dos 16 partidos que integram a União dos Partidos Comunistas, o que só por si, é esclarecedor da sua importância.

Odiario
Odiario

O Vaticano de Joseph Ratzinger ( I )

Jorge Messias *    22.Feb.07    Colaboradores

“Ratzinger, enquanto teólogo, não oculta o que pensa dos outros teólogos católicos que foram surgindo depois do Vaticano II: “São espíritos com pouca envergadura, traficantes de um fundo de comércio liberal. Afirmam o impensável e declaram depois que o que disseram é continuação e prolongamento do espírito do Concílio. E não sendo capazes de dar vida a uma nova teologia criadora, criam condições para venderem a bom preço as verdades do seu fundo de comércio liberal a que chamam Nova Teologia Católica”.

Odiario