Artículos de: Mayo, 2007

Odiario

Sacco e Vanzetti*

Howard Zinn**    31.May.07    Outros autores

Howard Zinn
A passagem do 75º aniversário do julgamento farsa de Sacco e Vanessa é motivo para Zinn se debruçar sobre o carácter a justiça de classe, ou como o Estado democrático burguês se aproveita das suas estruturas para sentenciar e perseguir os inimigos de classe.

Odiario
Odiario

A estratégia dos EUA para o Irão pode ter tido um efeito de ricochete

“Aumentar a pressão militar, diplomática e económica sobre o Irão para conseguir que o país cedesse à comunidade internacional no que respeita ao seu programa de enriquecimento do urânio e cessasse os seus alegados distúrbios no Iraque”, parece ter resultado em mais um erro de análise do imperialismo norte-americano.

Odiario
Odiario

Cruzada da Nova Evangelização

Jorge Messias*    29.May.07    Colaboradores

Ao mesmo tempo que a Igreja pretende “ser reconhecida apenas pelos aspectos espirituais da sua presença no mundo (…) o Vaticano reforçou as suas ligações às estruturas capitalistas dominantes e transportou para as organizações eclesiásticas o modelo de organização neoliberal”, lançando “nos seus próprios terrenos de acção redes laicas tentaculares, aliando o lucro e a fé e articulando os poderes político, económico e religioso”

Odiario
Odiario

As FARC comentam manobra sensacional de Uribe

Raúl Reyes*    28.May.07    Outros autores

Numa declaração bombástica que logo obteve ressonância mundial, o presidente Álvaro Uribe anunciou, em resposta a um apelo do Presidente Sarkozy da França, que iria libertar unilateralmente todos ou uma parte dos prisioneiros das FARC encarcerados em presídios colombianos.
Mas segundo a imprensa de Bogotá, transcorridos quatro dias, não há qualquer garantia de que cumpra a promessa, que pode ser uma manobra de propaganda. A iniciativa de Uribe coincide com a revelação feita por Salvatore Mancuso, ex dirigente dos paramilitares, de que o actual vice
-presidente Francisco Santos lhe pediu há anos para criar bandos de paramilitares em Bogotá. O comandante Raul Reyes, em entrevista à Agencia Anncol, define a posição das FARC perante o apelo de Sarkozy.

Odiario
Odiario

Volta ao Mundo do Comércio do Carbono

Rui Namorado Rosa    28.May.07    Colaboradores

“O sector energético adquire características essencialmente financeiras. O seu controlo centraliza-se nas grandes empresas operadoras, com forte migração e mistura de capitais de variadas nacionalidades, e tecnologias subcontratadas quase inteiramente importadas. O país [Portugal] não tem parte activa na política energética, não há incorporação significativa de conhecimento e tecnologia nacionais, o povo é simplesmente relegado para a condição de contribuinte e consumidor.

Odiario
Odiario

Conjuntura e luta política no médio e longo prazo no Brasil

Mauro Luis Iasi *    27.May.07    Outros autores

“O capitalismo brasileiro desenvolveu-se a partir de uma integração subordinada à ordem imperialista, fato que marcou não apenas a identidade da formação social, a estrutura de classes e o Estado, mas em grande medida a dinâmica da luta de classes no Brasil”

Odiario