Artículos de: Junio, 2007

Odiario

Governo Uribe responsável pela morte de 11 deputados

odiario.info    30.Jun.07    Outros autores

O governo colombiano, persistindo na sua politica de «resgate» pela força de prisioneiros em poder das FARC desencadeou um poderoso ataque militar contra um acampamento da organização revolucionaria. Entre as vítimas do combate travado contam-se 11 deputados departamentais.
No comunicado que publicamos as FARC responsabilizam o governo Uribe por essa iniciativa.
Na Colômbia e na Europa familiares dos políticos mortos denunciam como criminosa a politica dos «resgate» pelo Exército dos prisioneiros das FARC e responsabilizam Uribe pelo desfecho da sangrenta acção.
Simultaneamente, o governo de Bogotá numa tentativa de impedir o povo colombiano de tomar conhecimento do que se passou, bloqueou os sítios web das FARC- EP e da Agencia ANNCOL.

Odiario
Odiario

Sobre as Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal (I – 1935-1947)*

Francisco Melo**    29.Jun.07    Colaboradores

Álvaro Cunhal

“A obra teórica e política de Álvaro Cunhal imprimiu de tal modo a sua marca no percurso de luta do PCP ao serviço dos trabalhadores, do povo e do país durante sete dezenas de anos que lhe conferiu a matriz da sua identidade própria e do seu projecto revolucionário”

Odiario
Odiario

Israel, laboratorio para um mundo fortificado

Naomi Klein*    28.Jun.07    Outros autores

Naomi Klein
Porque é no meio do caos e dos constantes escândalos em que se atolam os dirigentes e governantes políticos israelitas “floresce desmesuradamente a economia israelita, como não acontecia desde 1999, com um eufórico mercado de capitais e taxas de crescimento próximas das chinesas?

Odiario
Odiario

Uma má notícia

Pedro Carvalho*    27.Jun.07    Colaboradores

“O acordo saído do último Conselho Europeu [avançar com um novo tratado da União Europeia] é uma má notícia para os trabalhadores e povos, por quanto ele representa o reforço do rumo federalista, neoliberal e militarista da União Europeia. Os pequenos países perdem peso e o «directório» reforça o seu poder na União alargada. Mais, o futuro tratado visa concretizar o principal objectivo da «constituição europeia», fundar uma entidade supranacional (a União Europeia), com personalidade jurídica e, por isso, com existência própria para além dos estados-membros. Este é dos factos mais relevantes do acordo firmado no Conselho Europeu”.

Odiario
Odiario

Um golpe em lume brando?

José Paulo Gascão    26.Jun.07    Colaboradores

A campanha contra a Venezuela justificada pela não renovação da licença à RCTV não foi mais do que a “velha técnica de utilizar meia verdade para dizer muitas mentiras”. O que está em causa é muito mais do que a não renovação da licença de transmissão em sinal aberto à RCTV que, aliás, continua a transmitir por cabo e Internet…

Odiario
Odiario

É oficial: começou a crise nos EUA

Richard C. Cook*    25.Jun.07    Outros autores

A crise estrutural do capitalismo nos EUA, que se manifesta com especial intensidade no sector financeiro com repercussões no conjunto da economia, agravou-se muito nos últimos meses. O artigo de Richard C. Cook que hoje publicamos reflecte o alarme dos meios ligados ao grande capital. O gigantismo do défice comercial e o medo de um crash em Wall Strreet levam os próprios defensores do neoliberalismo – e o caso do autor – a vir a público revelar verdades perigosas e propor soluções que no seu entender podem contribuir para salvar o sistema.

Odiario
Odiario

A profecia de Alan Greenspan

Jorge Beinstein *    24.Jun.07    Outros autores

A estratégia do governo Bush pode sintetizar-se como a combinação de duas operações que, apoiando-se mutuamente, deveriam ter relançado e consolidado o poderio imperial dos Estados Unidos.

Odiario