Artículos de: Agosto, 2007

Odiario

De Cócoras perante a China

Paul Craig Roberts*    31.Ago.07    Outros autores

Mais do que pela análise feita no texto, que não é nova nem aprofundada, a sua publicação é justificada por ser de quem é, um homem do establishment: nada mais nada menos que o antigo Secretário Adjunto do Tesouro, no governo de Reagan…

Odiario
Odiario

Gonzales e o fim da justiça nos EUA

La Jornada*    30.Ago.07    Outros autores

“Bush é o principal responsável pelo trágico retrocesso das liberdades e garantias individuais nos Estados Unidos e no mundo nesta década; González será recordado como o executor chave desse retrocesso”.

Odiario
Odiario

Telecanibalismo mágico: meios privados e superpoder na Grécia

Dimitris Pantoulas*    29.Ago.07    Outros autores


Há muito que as burguesias nacionais subordinadas aos imperialismos norte-americano, europeu e japonês, aprenderam que, nesta fase, não é necessário recorrer à censura prévia para dominar os meios de comunicação social. Basta, por critérios ditos jornalísticos, desinformar e moldar as consciências. É a globalização imperialista da informação, contra a qual é cada vez mais necessário intensificar a luta: informando.

Odiario
Odiario

A Alemanha afunda-se no Afeganistão

Rui Paz    28.Ago.07    Outros autores

“Desde que a chanceler Ângela Merkel iniciou a governação em Berlim, e decidiu inaugurar a presidência alemã da UE visitando Bush e declarando que «os nossos sistemas económicos baseiam-se nos mesmo valores», os governos da União Europeia, de maioria socialista ou conservadora, alinham cada vez mais com os Estados Unidos”.

Odiario
Odiario

A Bomba e o banheiro

José Luís Fiori*    27.Ago.07    Outros autores

No momento presente são vários os países que apresentam, “de forma cada vez mais explícita, suas reivindicações expansionistas. No mesmo dia da crise da bolha imobiliária, a aviação russa sobrevoou a base militar americana de Guam, no Pacífico, pela primeira vez desde o fim da Guerra Fria. E na mesma semana, colocou uma bandeira russa de titânio no leito do mar do Ártico, num gesto simbólico de disputa territorial, energética e militar, com o Canadá, Noruega, Dinamarca e Estados Unidos”.

Odiario
Odiario

Breves apontamentos da realidade no Iémen

Txente Redondo*    26.Ago.07    Outros autores

A população iemenita observa que os acordos com os EUA continuam no caminho de engordar os sectores mais corruptos do Estado, ao mesmo tempo que o desemprego aumenta e as legítimas expectativas das massas são frustradas.

Odiario
Odiario

Comandos Militares Britânicos colocam a Brown a imediata retirada do Iraque


Encurraladas, sem qualquer perspectiva de uma melhoria da situação no Iraque, os comandantes militares apenas têm uma dúvida: como retirar organizadamente de uma guerra que já está perdida.

Odiario