Artículos de: Noviembre, 2007

Odiario

700 milhões de euros de receitas fiscais perdidas anualmente devido a benefícios que não são contabilizados no orçamento do estado

Eugénio Rosa*    30.Nov.07    Outros autores

Entre 2005 e 2007, devido a benefícios fiscais concedidos principalmente a empresas (cerca de 72% referem-se a IRC) e, nomeadamente, a grandes empresas, o Estado perdeu 6.136,5 milhões de euros de receitas fiscais segundo o Relatório do Orçamento do Estado para 2007; e 7.429,3 milhões de euros segundo o Relatório do Orçamento do Estado para 2008. O governo, confrontado durante o debate do OE2008 na Assembleia da República com esta diferença de 1.292,4 milhões de euros, respondeu que isso se devia a um apuramento mais rigoroso em 2008 do que em 2007 da receita fiscal perdida. Por este exemplo se vê o rigor dos Orçamentos do Estado apresentados por este governo, de que cujo rigor tanto se gaba.

Odiario
Odiario

Comunicado do Partido Comunista da Bolívia

Neste comunicado de dia 26 de Novembro, o Partido Comunista da Bolívia analisa a presente escalada fascista apoiado pelo imperialismo e propõe a procura urgente dos «caminhos da pacificação, apesar do barulho da direita».

Odiario
Odiario

Outra vez Aurora

Marcos Domich*    28.Nov.07    Colaboradores

Depois dos tempos perturbação e desânimo que se seguiram à derrota do União Soviética e do sistema socialista europeu, a Revolução de Outubro continua a ter lugar nos anseios de todos os explorados e oprimidos, como o demonstra à saciedade as mais diversas manifestações que tiveram lugar pela passagem do seu 90º aniversário.

Odiario
Odiario

Discurso de encerramento da Conferência Nacional do PCP sobre Questões Económicas e Sociais

Jerónimo de Sousa    27.Nov.07    Outros autores


Jerónimo de Sousa no Encerramento da Conferência Nacional do PCP sobre questões económicas e sociais: “Há alternativa”

Odiario
Odiario

Austrália: o imperialismo esquecido

Rémy Herrera*    26.Nov.07    Colaboradores

Aliado estratégico do da tríade imperialista EUA/EU/Japão, a Austrália assume-se também como uma potência imperialista regional do Pacífico Sul. “Mas o poder regional da Austrália encontra-se sempre limitado pela sua submissão às ordens dos Estados Unidos. Ela tem assim de aguardar a decisão de Washington de substituir — após a queda de Suharto — a autoridade de tutela sobre Timor ocidental para dirigir a força de intervenção da ONU (UNTAET) em 1999 e consolidar as posições, já fortes no petróleo e no gás (graças ao Timor Gap Treaty) das suas transnacionais”.

Odiario
Odiario

A Conferência de Serpa: O declínio imperialista pede uma resposta revolucionária

John Catalinotto*    25.Nov.07    Colaboradores

De regresso aos seus países, alguns participantes no Encontro Civilização ou Barbárie publicaram artigos com as suas impressões sobre o acontecimento e a cidade de Serpa.

Odiario
Odiario

A Cilada dos Agro-Combustíveis

Laura Carlsen*    24.Nov.07    Outros autores

“… uma consideração mais profunda [sobre os agro-combustíveis] revela que em muitos aspectos, o futuro positivo previsto pelos que promovem os agro-combustíveis, assemelha-se com o pior já visto no passado”

Odiario