Artículos de: Marzo, 2008

Odiario

Mais de cinco milhões de mortos no Congo? Como se oculta a verdade, mesmo quando parece ser contada

Keith Harmon Snow*    31.Mar.08    Outros autores

“Muitos, muitos processos de Nuremberg poderiam ser levados a cabo contra as luminares europeias e norte-americanos culpados de crimes contra a humanidade na África Central, quando a sua política racista e corporativa insiste em que a «selvajaria» africana é a culpada do genocídio actual”

Odiario
Odiario

Entrevista a Jean-Claude Paye.* Populações vigiadas.**

Sílvia Cattori    30.Mar.08    Outros autores

As leis “antiterroristas” impostas pelos Estados Unidos serviram para estabelecer os fundamentos sobre os que se constrói uma nova ordem de direito, assinala o sociólogo Jean-Calude Paye. Aplicam-se de agora em diante me todos os Estados europeus. Atualmente os serviços secretos estrangeiros podem vigiar qualquer cidadão europeu no seu próprio país, pode se calificado de “combatente inimigo”, ser entregue a torturadores da CIA e ser julgado por comissões militares estadunidenses.

Odiario
Odiario

Tibete hipocrisia imperialista.

Albano Nunes    29.Mar.08    Outros autores

“Mas terão os EUA (…) alguma «autoridade moral» para fazer apelos à «consciência do mundo» e arvorar-se em defensores dos «direitos humanos»? Valerá a pena perder tempo a desfiar o rosário de crimes por que é responsável o imperialismo norte-americano no Afeganistão, no Iraque, na Palestina, no Kurdistão, nos Bálcãs e noutros pontos do mundo?”

Odiario
Odiario

Descubra quem é o ‘’pacifista'’ dalai-lama.

Humberto Alencar    29.Mar.08    Outros autores


“Incensado pelo ocidente como uma figura impoluta, lutadora da paz e da não-violência, o dalai-lama, ou Tenzin Gyatso, está longe de merecer o epíteto de pacifista que os media ocidentais lhe aplicaram nos últimos 50 anos. Aliado há longa data do regime americano, e recentemente de Bush, o dalai-lama não é parte integrante das lutas dos povos pela democracia e a paz mundial”

Odiario
Odiario

Colocar em palco

Georges Labica    28.Mar.08    Colaboradores


Publicamos hoje a introdução ao livro «Teoria da violência» de Georges Labica, amigo e colaborador de odiario.info

Odiario
Odiario

A reflexão sobre a América Latina dominou o XII Seminário do PT Mexicano

Publicamos hoje um artigo de Miguel Urbano Rodrigues sobre o Seminário «Los Partidos y Una Nueva Sociedad», realizado no México, e onde apresentou a comunicação «A Transição para o socialismo e os desafios da Revolução Bolivariana», publicada em odiario.info no passado dia 13 de Março.

Odiario
Odiario

Aliança Torcionária transatlântica

Rui Paz    26.Mar.08    Outros autores

A violação dos mais elementares Direitos Humanos é relevada e silenciada pelos apologistas a soldo do sistema capitalista na sua fase imperial.
Com as eleições presidenciais à porta, os epígonos do capitalismo procuram vender a ideia de que com o novo presidente tudo será diferente. George W Bush encarrega-se de os desmentir e, «na defesa dos métodos torcionários da CIA e do Pentágono, o presidente norte-americano invocou «estar provado» o sucesso da tortura na «defesa da América».

Odiario