Artículos de: Abril, 2008

Odiario

A Tragédia de Lisboa no Ensino Superior

Rui Namorado Rosa    29.Abr.08    Colaboradores

A declaração de Bolonha prescreve a intenção genérica de harmonizar os ciclos de formação superior que já existiam na Europa, porém ignorando na sua aplicação prática as circunstâncias e especificidades de cada sistema nacional a nível do ensino secundário e das subsequentes ramificações terciárias. Porque o propósito político é outro.

Odiario
Odiario

Testemunhos do Encontro do “Soldado de Inverno” (Winter Soldier)

Aaron Glantz*    28.Abr.08    Outros autores

Para a sua política de levar a guerra aos quatros cantos do mundo, o imperialismo necessita do silêncio cúmplice e da colaboração dos media de referência. “Após 5 anos de guerra, parece que voltámos ao início, em termos de cobertura dos meios de comunicação social, nos quais uma série de cobardes que nada vêem obedecem às directivas ditadas pela Casa Branca”

Odiario
Odiario

Mudanças estruturais e planificação na Venezuela Revolucionária

Este artigo analisa as mudanças estruturais na Venezuela durante a revolução Bolivariana, observando em especial o papel do Estado na produção e na política macroeconômica. Examina as mudanças institucionais necessárias para a transição para uma economia planificada em uma sociedade socialista. Destaca as contradições a serem resolvidas após a derrota no referendo sobre a Reforma Constitucional em dezembro de 2007, e a urgente necessidade de tais mudanças para constituir uma sociedade mais igualitária.

Odiario
Odiario

Abril Sempre

Editorial Avante    25.Abr.08    Outros autores

Transcrevemos do “Avante !” o Editorial que aquele semanário dedica ao 25 de Abril , no momento em que o povo português comemora o 34ºaniversario da Revolução que derrubou o fascismo.

Odiario
Odiario

Entrevista com Fernando Lugo, Presidente eleito do Paraguai

J. Marirrodriga    24.Abr.08    Outros autores

Fernando Lugo
A eleição do bispo Fernando Lugo para a presidência do Paraguai configura mais uma derrota do EUA na América latina. Será agora muito difícil para Washington manter a base militar que instalou no país, próximo da fronteira da Bolívia. A primeira prioridade para Lugo é a renegociação com o Brasil do preço da energia de Itaipu, projecto a que o governo de Lula se opõe.

Odiario