Artículos de: Mayo, 2008

Odiario

Vencer o Referendo revogatório e caminhar para o aprofundamento da mudança Revolucionária!


Neste comunicado, o Partido Comunista da Bolívia analisa a presente situação política da Bolívia criada pela aprovação e promulgação da lei e convocação do referendo revocatório, marcado para o próximo dia 10 de Agosto

Odiario
Odiario

Fábrica de notícias, manipulação de consciências

José Paulo Gascão    30.May.08    Colaboradores

Reynhard Heydriech No caso dos documentos dos computadores de Raúl Reyes “era preciso um Relatório que não concluindo o impossível (o governo não mexeu nos computadores) permitisse alguma margem de manobra a Uribe e à elaboração de notícias pelo central imperial de notícias. Depois, os media periféricos como o Público e El País cumprem o papel de divulgar no mercado o produto da fábrica de notícias”
Na foto Reynhard Heydriech

Odiario
Odiario

O novo projecto de RDM decorre da natureza da política deste Governo

Rui Fernandes    29.May.08    Outros autores



O novo Regulamento de Disciplina Militar (RDM) que o governo PS de José Sócrates pretende fazer aprovar “têm como pano de fundo (…) a implementação da aplicação do conceito de segurança nacional, ao serviço de uma marcada política de classe”

Odiario
Odiario

Marulanda, Herói da América Latina


Neste artigo Miguel Urbano Rodrigues recorda a trajectória revolucionária do comandante Manuel Marulanda e as circunstâncias em que conheceu na selva o dirigente das FARC, no qual identifica um herói da América Latina.

Odiario
Odiario

A Chantagem dos números: porque a economia está pior do que julgamos

Kevin Phillips    27.May.08    Outros autores

“…A verdade, embora por si não tornasse os americanos livres, abrir-lhes-ia pelo menos uma janela por onde teriam uma mais larga compreensão económica e política”

Odiario
Odiario

GALP aumenta lucros trimestrais em 228,6%

Eugénio Rosa *    26.May.08    Outros autores

«A GALP acabou de apresentar publicamente as contas referentes ao 1º Trimestre de 2008. E por elas ficamos a saber que esta petrolífera obteve, só no 1º Trimestre de 2008, 175 milhões de euros de lucros líquidos, ou seja, mais 22,4% do que em idêntico período de 2007. E isto quando são exigidos tantos sacrifícios aos portugueses. Mas ainda mais grave, é que 69 milhões de euros desses lucros,, que é o triplo do valor registado em 2007 (+ 228,6%), que foi de 21 milhões de euros, resultaram da especulação do preço do petróleo no mercado internacional, que a GALP e as outras petrolíferas se aproveitam para cobrarem aos portugueses preços de venda nos combustíveis excessivos e escandalosos..»

Odiario
Odiario

Qual a severidade da crise económica?

Monthly Review    25.May.08    Outros autores

Uma análise da gravíssima crise feita pela prestigiada revista marxista norte-americana Monthly Review

Odiario