Artículos de: Junio, 2008

Odiario

O Relatório da OCDE e a produtividade em Portugal*

Eugénio Rosa**    30.Jun.08    Outros autores

Embora a produtividade dos trabalhadores em Portugal tenha baixado de uma média anual de +3,6% no período 1985-2000 para +1,2% no período 2000-2005, como demonstra o Relatório da OCDE de Junho de 2008, “Angel Curria, num discurso feito para agradar o ministro das Finanças, que estava presente, uniu-se ao governo e aos patrões para defender a continuação da politica de redução do défice orçamental não olhando a consequências, e para exigir uma maior flexibilidade (precariedade) das relações de trabalho em Portugal”. O que baixou foi a capacidade do patronato de gerir, de organizar o trabalho, de utilizar a capacidade instalada. E como só o trabalho é produtivo…

Odiario
Odiario

Fim do mandato

Jorge Cadima    29.Jun.08    Outros autores

Neste artigo, Jorge Cadima alerta para o facto de o mandato de Bush não ter ainda terminado. «E existe o perigo real de que os meses finais do seu poder não sejam apenas datas no calendário. Nos últimos dias, parte importante da comunicação social voltou a falar na iminência de um ataque de Israel ao Irão, com a conivência de Washington. O vice-Primeiro Ministro de Israel, Shaul Mofaz declarou ser «inevitável» um ataque ao Irão, merecendo uma crítica pública do Director-Geral da Agência Internacional de Energia Atómica».

Odiario
Odiario

O Brasil é a sociedade mais desigual do mundo

Pedro Stédile*    28.Jun.08    Outros autores


Publicamos dois textos, um de João Pedro Stédile e outro de Ricardo Leopoldo, onde se demonstra, com números, que o Brasil governado por Lula, ao contrário de diminuir as abissais desigualdades da injusta sociedade brasileira, cava o fosso entre os mais ricos e o resto da população.

Odiario
Odiario

Sócrates no fim da linha?

José Paulo Gascão    27.Jun.08    Colaboradores


O autor, José Paulo Gascão, analisa a presente situação política portuguesa, criada pela política de direita do Governo PS de José Sócrates

(josé Socrates 1º Ministro actual)

Odiario
Odiario

Desafios para o movimento social - Ante a especulação com a fome

Wim Dierckxsens*    26.Jun.08    Outros autores


Na opinião de muitos analistas de diferentes opções políticas, todos os indicadores da actual crise são mais devastadores que os da crise de 1929. Neste artigo o autor analisa os desafios que se colocam, face ao aumento da fome no mundo.

Odiario
Odiario

Antes pelo contrário

Anabela Fino    25.Jun.08    Outros autores

Anabela Fino

Neste texto, Anabela Fino contesta as afirmações de Vital Moreira, reveladoras de um Portugal imaginário que a classe trabalhadora portuguesa não descortina.

Odiario
Odiario

As origens americanas da ideología nazi

Domenico Losurdo*    24.Jun.08    Outros autores



Neste estudo o autor, Domenico Losurdo, debruça-se sobre as raízes do nazismo nos EUA.

Odiario