Artículos de: Noviembre, 2008

Odiario

A crise em desenvolvimento e a relevância de Marx

István Mészáros*    29.Nov.08    Colaboradores

Analisando de forma exaustiva a presente crise estrutural do capitalismo, Istvan Meszaros,amigo e colaborador de odiario.info afirma que “O grande problema para o sistema capitalista global é, contudo, que o incumprimento da América não é de todo impensável. Pelo contrário, ele é – e tem sido desde há muito – uma certeza que se aproxima. (…) «Quando exactamente e de que forma – pode haver muitas variedades, mais ou menos brutais – os EUA incumprirão a sua dívida astronómica não se pode ver neste momento. Só pode haver duas certezas a este respeito. A primeira é que a inevitabilidade do incumprimento americano afectará profundamente toda a gente neste planeta. E a segunda, que a posição de potência hegemónica preponderante dos EUA continuará a ser afirmada de todas as formas, de modo a fazer o resto do mundo pagar pela dívida americana por tanto tempo quanto seja capaz de fazê-lo»”

Odiario
Odiario

América Latina
Lutas políticas e sociais no quadro institucional e
Luta armada na Colômbia

Intervenção de Miguel Urbano Rodrigues no Colóquio «A Guerra e a Paz entre as Nações» em Vila Nova de Famalicão a 22 de Novembro de 2008.

Odiario
Odiario

Os camaleões

Pedro Guerreiro*    28.Nov.08    Outros autores

PEDRO GUERREIRO
“O que há de essencialmente diferente entre as prioridades acordadas na reunião do G20, de 15 de Novembro, e a declaração conjunta das confederações do grande patronato de 11 potências capitalistas (EUA, Canadá, México, Alemanha, Grã-Bretanha, França, Itália, Japão, Austrália, Coreia do Sul, Índia e BUSINESSEUROPE) que, igualmente, a antecedeu?

Odiario
Odiario

Obrigado pelo espectáculo
Dirigentes do Partido Socialista Francês**

Jean Salem*    27.Nov.08    Colaboradores

Jean Salem
Neste artigo, o amigo e colaborador de odiario.info, Jean Salem, comenta com ironia a farsa que foi a preparação do Congresso do Partido Socialista Francês. Aquilo que se passou na reunião magna dos socialistas franceses confirmou a sua reflexão.

Odiario
Odiario

A derrocada financeira da Wall Street vista da Ásia

Walden Bello*    26.Nov.08    Outros autores

Walden Bello
O poder do Império norte-americano e do dólar como moeda internacional são cada vez mais contestados, um pouco por todo o lado. Agora é no sudeste asiático, onde “tanto os governos asiáticos como os agentes financeiros estão cépticos quanto aos zunzuns de Washington voltar a regular o sector financeiro”.

Odiario