Artículos de: Enero, 2009

Odiario

DOCUMENTOS – CARTA DO MST
MST comemora 25 anos de luta

Carta do MST    31.Ene.09    Outros autores

MST
Mais de 1.500 delegados, vindos de todas as regiões do Brasil, em representação dos trabalhadores rurais sem terra organizados no MST aprovaram um documento – Carta do MST – na comemoração dos seus 25 anos de luta pela posse da terra.

Odiario
Odiario

Protectores

Filipe Diniz    31.Ene.09    Colaboradores

Desemprego em Portugal
“Bem pode agora o PS querer «recauchutar» uma imagem de esquerda, afirmar-se contra o «pensamento neoliberal», mentir acerca das desigualdades sociais que agravou, afirmar-se defensor das liberdades democráticas que atacou. Essa imagem terá tanta credibilidade em Sócrates & Companhia como teria aparecerem todos vestidos de fato-macaco à porta das empresas que querem proteger.”

Odiario
Odiario

Uma semana no Líbano martirizado

Miguel Urbano Rodrigues e Ramsey Clark na mesa do Fórum Internacinal de Beirute
“Israel, pela sua ambição ilimitada, pela irracionalidade de uma estratégia de violência criminosa pode, sem tomar consciência, estar a abrir a sepultura para o Estado-nação criado artificialmente há 60 anos na Palestina. Uma nova diáspora judaica não é uma impossibilidade.”

Odiario
Odiario

Declaração Final do Fórum Internacional de Beirute

Mural Libano
Publicamos hoje a Declaração aprovada no Fórum Internacional de Beirute, onde participaram mais de 450 pessoas oriundas de 66 países) realizado na capital do Líbano nos passados dias 16, 17 e 18 de Janeiro de 2009.

Odiario
Odiario

Entrevista ao teólogo Martín Zapata
A Chávez não lhe é permitido fazer concessões

Raúl Cazal*    29.Ene.09    Outros autores

Raúl CazalPublicamos uma análise da Revolução Bolivariana de teólogo Martín Zapata, Doutor em Teologia pela Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma e Reitor da Universidade Católica Santa Rosa, Caracas”. O teólogo Martín Zapata contesta as opções das hierarquias católicas venezuelanas, a quem acusa de “ imporem a fé como norma absoluta para manter privilégios e por estarem aliadas às oligarquias.”

Odiario
Odiario

A nova lei de trabalho Chinesa
Estabilidade Laboral, uma opção progressista

Alexandrino SaldanhaSão cada vez mais as notícias que os media de todo o mundo (verdadeiras câmaras de eco da «fábrica de notícias do império») divulgam com o objectivo inconfessado de deturparem a realidade da República Popular da China, fazendo tábua rasa do caminho percorrido nas últimas décadas.
Sobre essa deturpação da realidade, vale a pena comparar a Lei do Contrato de Trabalho chinesa com o Código do Trabalho português ainda em vigor (de Bagão Félix) e o que resulta das alterações já aprovadas pelo PS na Assembleia da República.

Odiario
Odiario

Onde vai parar o dinheiro de ajuda? 350 mil milhões de dólares mais tarde, os bancos não dizem como os vão gastar

Matt Apuzzo*    27.Ene.09    Outros autores

Matt ApuzzoNeste texto de um jornalista da Associeted Press, Matt Apuzzo, pode ver-se claramente que o dinheiro transferido do aparelho de Estado dos EUA para os grupos monopolistas é utilizado sem controlo, permitindo a continuação do carnaval especulativo que levou à presente crise mundial.
E em Portugal, quem sabe como estão a ser utilizados os mais de mil milhões de euros já injectados no BPN e no BPP para cobrir negócios pouco claros e especulativos e ilícitos que se sabe que estes bancos terem feito?

Odiario