Artículos de: Febrero, 2009

Odiario

A procura da unidade anti-imperialista e anti-sionista entre forças políticas árabes

Angeles Maestro*    28.Feb.09    Outros autores

Nesta profunda e muito bem documentada análise, Angeles Maestro, debruça-se sobre o caminho seguido pelos diversos movimentos árabes e palestinos que conduziu à criação de uma Resistência em vários países, cada vez mais fortes e a colherem os primeiros sucessos. Por isso, nas recentes e criminosas invasões da Faixa de Gaza e do Líbano em 2006, “se a destruição de edifícios foi um dos fins da guerra contra o Líbano ou a Faixa de Gaza, o inimigo teria vencido arrasando casas. Se a finalidade era matar civis, também terá ganho a guerra. Mas se o objectivo central era erradicar a Resistência do ponto de vista estrutural, nesse caso foi derrotado.”

Odiario
Odiario

O movimento comunista no século XX

Doménico Losurdo*    27.Feb.09    Outros autores


Publicamos hoje o texto da Conferência que Doménico Losurdo proferiu no ICSTE, onde se deslocou a convite de odiaro.info.

Odiario
Odiario

Dez anos de Revolução Bolivariana

Luís Carapinha    27.Feb.09    Colaboradores

LUIS CARAPINHA
“Na Venezuela e América Latina cresceu o sentimento da necessidade de soberania associada à superação do capitalismo. A unidade de acção e direcção de todas as forças que compõem a revolução bolivariana, assinalada pelo PCV como um dos factores da vitória de dia 15, é um sinal de confiança para as lutas que se seguem.”

Odiario
Odiario

Que luta a nova Magna Carta

Marcos Domich*    26.Feb.09    Outros autores

MARCOS DOMICHOs resultados do referendo constitucional na Bolívia do passado dia 25 de Janeiro representam uma grande «vitória popular e não há argumentos válidos para negá-la ou invalidá-la.»
A nova Constituição da Bolívia, Magna Carta lhe chama Marcos Domich «reafirma e consolida o domínio do povo e do Estado bolivianos sobre os recursos naturais e as suas empresas estratégicas. Procura liquidar o latifúndio e as suas odiosas consequências sociais; defende os direitos dos trabalhadores e no plano internacional assume uma política de paz, de integração latino-americana e de plena soberania».

Odiario
Odiario

A universidade e o espírito científico*

Francisco Silva    25.Feb.09    Outros autores

A obsessão do deficit do Estado, “no caso da Universidade é feito à custa de actividades de promoção da tão incensada Sociedade do Conhecimento (cortes, «contenções», cujo objectivo é libertar fundos e mais fundos para o sector possidente da Sociedade, enfim o que se chama equilibrar as contas públicas), estimular o desenrascanço de angariação de fundos «a todo o custo» por parte dos professores universitários, desenvolver através de «choques» o sistema de C&T deste nosso jardim à beira-mar plantado, transferir verbas vultosas para universidades estrangeiras e, argumento final, acabar com os calões, que também os deve haver, como em todos sectores e todas partes…”

Odiario
Odiario

O “Picnique” dos Intelectuais Humanitários


Enquanto o movimento Colombianos por la Paz liderado pela senadora Piedad Córdoba tudo fazia para concretizar a libertação unilateral de 4 prisioneiros de guerra e dois reféns, “a partir da base militar de Tres Esquinas comunicavam com os aviões e ordenavam aos pilotos marciais que abortassem a operação e bombardeassem a área”.

Odiario
Odiario

A TV que não se vê

Correia da Fonseca*    23.Feb.09    Colaboradores

CORREIA DA FONSECA
“Assim cumpre a RTP o que escolheu ser a sua missão: semear mediocridades que hão-de florir em milhões de telespectadores acríticos. Isto é: atraiçoar frontal e escandalosamente o seu dever de ser um factor civilizacional num país secularmente carenciado nessa matéria.”

Odiario