Artículos de: Marzo, 2009

Odiario

Letónia:
Um país dividido aos 18 anos da sua independência

Giulietto Chiesa*    31.Mar.09    Outros autores

Giulietto Chiesa
Nos chamados países bálticos, no caso vertente na Letónia, proíbe-se a liberdade de circulação dos cidadãos da União Europeia, impede-se a realização de uma reunião sobre “Um futuro sem nazismo” e… não só se permite como se vê com simpatia e apoio tácito a comemoração da entrada na II Grande Guerra das divisões nazis da Letónia. Sobre tudo isto a UE aos costumes disse nada…

Odiario
Odiario

O trunfo do socialismo

Luís Carapinha*    30.Mar.09    Outros autores

Luís CarapinhaA recente crise económica veio tornar evidente aos olhos do mundo, o que já era uma realidade: que não impérios eternos e que o imperialismo norte-americano já tinha iniciado o seu acelerado declínio que nem a financeirização da economia escondeu por muito mais tempo.

Odiario
Odiario

A volta da clandestinidade

Correia da Fonseca*    29.Mar.09    Colaboradores

Correia da Fonseca
“… A situação de impunidade do patronato que adopta a prática obviamente criptofascista de perseguição aos trabalhadores sindicalizados, aparentada com a antiga acusação de que trabalhador que queira defender os seus direitos é comunista ou para lá caminha, não parece escandalizar ninguém excepto, naturalmente, os próprios trabalhadores…”

Odiario
Odiario

A crise e a luta ideológica

Carlos Carvalhas*    28.Mar.09    Outros autores

Carlos Carvalhas Num muito bem fundamentado texto, Carlos Carvalhas sublinha que num momento de “profunda luta ideológica em que os principais defensores e prosélitos do «consenso de Washington» e das políticas neoliberais que foram seguidas tudo fazem para se desresponsabilizar e para continuarem a vender gato por lebre ao serviço do capital financeiro e das classes dominantes.” Tudo na tentativa de evitar a consciência pela classe trabalhadora de que “a ruptura coma s políticas neoliberais não é suficiente”, pois “a resposta a esta situação exige a ruptura com o sistema” capitalista.

Odiario
Odiario

Grupo PRISA cambaleia
A crise bate à porta do El País

Pascual Serrano*    27.Mar.09    Outros autores

El PaísOs donos do grupo espanhol PRISA, proprietário da portuguesa TVI, para além de pretenderem criar o grande empório que criaram, “quiseram – e necessitavam-no para continuar os seus negócios – de governar em muitos lugares sem se apresentarem a eleições.” Para isso, particularmente no que se refere à América Latina, a PRISA adoptou uma “linha editorial (…) de agressividade permanente contra os governos progressistas que superou os media tradicionalmente da direita”.
Hoje, com dívidas à banca superiores a 5.000 milhões de euros, a PRISA encontra-se à procura de comprador para parte dos seus activos, afim de pagar os “1.950 milhões de euros que se vencem dia 31 de Março” próximo.

Odiario
Odiario

Com Governo Sócrates:
Dívida ao estrangeiro aumenta 54%

Eugénio Rosa*    26.Mar.09    Outros autores

Eugénio RosaPor qualquer ângulo que se analise o consulado de José Sócrates, os resultados são desastrosos. …”Mais grave do que o défice orçamental era e é o défice crescente da Balança Corrente”, e este agravou-se com Sócrates em 54%, representando já 97,2% do Produto Interno Bruto Português. Também por isso baixou a notação do País e têm juros mais altos os empréstimos contraídos no estrangeiro.

Odiario
Odiario

Invocando custos: Estados federados dos EUA encaram fim da pena de morte

Ian Urbina*    26.Mar.09    Outros autores

Prisioneiros amontoados nas prisões dos E.U.A.
Não é por boas razões humanitárias que alguns Estados federados dos EUA pensam abolir a pena de morte… É a crise e a consciência de que todo o dinheiro público é pouco para acudir com dinheiros públicos aos grandes monopolistas…

Odiario