Artículos de: Abril, 2009

Odiario

“Os Fundamentos da nossa economia são fortes”, dizem
Os Media dominantes tentam ocultar a profundidade da crise

Mike Whitney*    29.Abr.09    Outros autores

Mike Whitney“Por desgraça, a fanfarronice dos media e a maquilhagem dos números não retiraram a economia da sua espiral descendente nem produzirão um recuperação a longo prazo. Isso requer uma política fiscal, programas de postos de trabalho, alívio das dívidas, saneamento de hipotecas e um plano progressista para reconstruir a economia da nação sobre um fundamento sólido de produtividade e de aumentos regulares de salários. Até agora, o governo de Obama concentrou toda a sua atenção e os seus recursos no sistema financeiro em vez de ser nas pessoas trabalhadoras. Isso não solucionará o problema.”

Odiario
Odiario

Nos 160 anos de “Trabalho assalariado e capital”:
a compreensão da exploração capitalista

João Aguiar*    28.Abr.09    Outros autores

João Aguiar vem relembrar os 160 anos da publicação de «Trabalho assalariado e capital de Karl Marx, salientando a actualidade da obra neste momento de crise estrutural do capitalismo «o capital procura apresentar as relações de trabalho como relações estritamente individuais, como se trabalhador e patrão fossem dois indivíduos livres e colocados no mesmo patamar. Daqui decorreria que não haveria classes sociais e que cada trabalhador competiria no mercado com os restantes membros da classe…»

Odiario
Odiario

Discurso de Ahmadinejad na Conferência sobre o racismo

Mahmoud Ahmadinejad*Na sua sanha manipuladora, os media do chamado mundo ocidental têm procurado criar na opinião pública dos seus países uma imagem negativa e de rejeição do primeiro-ministro do Irão, Mahmoud Ahmadinejad. Mesmo sobre o recente discurso pronunciado na recente Conferência sobre o Racismo, a que significativamente a administração Obama não compareceu e os países de UE se retiraram, difundiram a mentirosa afirmação que Ahmadinejad “negou a existência do Holocausto” judeu às mãos do racismo nazi, num discurso marcado pelo primarismo político.
Pela leitura do texto completo do discurso o leitor poderá tirar as suas conclusões…

Odiario
Odiario

Desemprego em 2009 poderá atingir (12,3%) 688 mil desempregados

Eugénio Rosa*    27.Abr.09    Outros autores

Eugénio RosaDepois de muito tentar esconder a gravidade da crise, o governo do PS chefiado por José Sócrates pretende esconder a gravidade do problema do emprego em Portugal. Neste texto, Eugénio Rosa demonstra que, a não serem tomadas medidas sérias o desemprego em Portugal disparará para números muito superiores aos que o governo e o Banco de Portugal dirigido pelo seu amigo Constâncio prevêem.

Odiario
Odiario

Liberdades de classe

Filipe Diniz    26.Abr.09    Colaboradores

Louçã e Sócrates
“Agora que – com o BE a servir de lebre e a dar as deixas – a necessidade eleitoral leva o PS a mexer na questão (ou, muito provavelmente, a fingir que mexe), a legislação fiscal suscita novamente gritaria do lado da direita”.

Odiario
Odiario

A condição

Correia da Fonseca*    25.Abr.09    Colaboradores

Correia da Fonseca
“… De toda a espécie de lucros hoje existente nesta sociedade fundamentalmente votada à obtenção de lucros, e de lucros privados, quais ou quantos é que são os que obedecem à condição de serem aplicados no chamado bem comum? Quem souber contá-los levante um dedo.”

Odiario