Artículos de: Mayo, 2009

Odiario

Entrevista a Ricardo Antunes
Profundidade da crise coloca
desafios cruciais para a classe trabalhadora

Ricardo Antunes
“Que sistema e modo de vida queremos? Isso nos obriga a discutir o princípio do trabalho, se ele se estrutura no capital ou na humanidade. Se for na humanidade, deve desestruturar o capital. Também devemos discutir que relação metabólica queremos. É um completo equívoco no meu entender imaginar que podemos ter uma vida transformada sob o comando da propriedade privada. Assim, coloquemos novamente em discussão o sentido da propriedade privada. Ela tem como conseqüência o enriquecimento de menos de 1% da população, enquanto mais de 90% fica despossuída.”

Odiario
Odiario

A criminalização da honradez

Carlo Frabetti*    30.May.09    Outros autores

CARLO FRABETTI
“…Mesmo no pressuposto de que se teria consensualizado uma acepção extrajudicial do termo e todas as pessoas entendesse «condenar» no sentido de rejeitar ou deplorar, quem é que decide, e com que critério, o que deve e não deve ser condenado?”

Odiario
Odiario

EUA: A impunidade perpetuada

Todos os dias se torna mais claro como era falsa a imagem de Obama
criada pela poderosa campanha de propaganda. Agora foi o Supremo
Tribunal Federal dos EUA a dar uma machadada na imagem de Obama, como
saneador da vida pública dos EUA. Pouco a pouco, assiste-se ao
regresso dos falcões e até já Dick Cheney, o vice-presidente de Bush,
ganha os favores dos media norte-americanos…

Odiario
Odiario

Sobre a ligação Ustacha da rede fascista**

Marcos Domich*    28.May.09    Colaboradores

MARCOS DOMICH
Pouco a pouco, a partir da descoberta e prisão de um núcleo da rede terrorista que, em apoio aos separatistas de Santa Cruz, procurava destruir o processo de mudanças em curso na Bolívia, vai-se descobrindo os objectivos, separatismo e não autonomia, e os apoios externos que, como eram evidente vão directos à CIA…

Odiario
Odiario

Entrevista de Noam Chomsky
“O Irão é demasiado independente e desobediente.

Kourosh Ziabari    27.May.09    Outros autores

NOAM CHOMSKY
“O que aparece constantemente nos media é que a comunidade internacional exige que o Irão suspenda o enriquecimento de urânio. Em quase nenhum meio se explica que a designação «comunidade internacional» é utilizada convencionalmente para se referir a Washington e a quem estiver de acordo, não só sobre este assunto mas em geral.”

Odiario
Odiario

Mudança credível

Jorge Cadima*    26.May.09    Outros autores

Jorge Cadima

“A guerra do Afeganistão é uma guerra de ocupação e dominação imperialista, acompanhada dos habituais crimes. Longe das manchetes, no mês cinco da presidência Obama, ocorreu uma das maiores chacinas de civis cometidas pelas tropas de ocupação norte-americanas…”

Odiario