Artículos de: Julio, 2009

Odiario

Passado e futuro do povo português – Os tempos modernos

Jorge Messias*    31.Jul.09    Colaboradores

Jorge Messias
Em Portugal “há falta de vontade política para resolver problemas básicos da Saúde, da Educação, da Justiça, da Agricultura e Pescas, etc.” Tal como há séculos em que “eclodiam por toda a parte os escândalos causados pela usurpação das terras, em benefício da alta aristocracia, da igreja e das novas fortunas, também agora pouco ou nada se faz para castigar os responsáveis pelos roubos, pelos desfalques e pela mentira política dos mais poderosos. O caciquismo enraízou-se e tornou-se prática normal. Formou-se uma orgulhosa camada dirigente”.

Odiario
Odiario

EUA impõem à Colômbia cinco bases militares

Antonio Albiñana*    30.Jul.09    Outros autores

 OBAMA O SORRISO E AS ARMAS
O fraseado não esconde a realidade: A estratégia imperialista e os métodos são imutáveis, com ou sem o bem-falante Barack Obama. O Equador não renovou o acordo da base militar de Manta? Obama impõe cinco bases à Colômbia, onde narcotraficante presidente Uribe não levanta ondas, nem sequer à imunidade criminal dos norte-americanos…

Odiario
Odiario

Conselho Mundial da Paz
Declaração sobre a situação nas Honduras

Conselho Mundial da Paz
“É evidente a influência de sectores ultra-reaccionários incrustados no aparelho do Estado norte-americano, como militares e sectores da inteligência dos EUA no golpe”, afirma o Conselho Mundial da Paz na sua Declaração sobre a situação das Honduras que hoje publicamos.

Odiario
Odiario

Berlusconi é inimigo da imprensa

Umberto Eco*    28.Jul.09    Colaboradores

Umberto Eco
“A história, diria eu desde Catilina para a frente, está contaminada por aventureiros não isentos de carisma, com muito pouco sentido de Estado, mas com um sentido agudo dos seus próprios interesses, que desejaram instaurar um poder pessoal passando por cima dos parlamentos, magistraturas e constituições, distribuindo favores pelos seus cortesãos e (às vezes) cortesãs e identificando o seu próprio prazer com o interesse da comunidade”.

Odiario
Odiario

A estratégia do desfazer de Obama
Honduras, Irão, Paquistão, Afeganistão (e o Efeito de Bumerangue)

James Petras*    27.Jul.09    Colaboradores

James Petras
“Os acontecimentos recentes nas Honduras e no Irão, onde os governos eleitos democraticamente enfrentam os actores civis e militares pró-Estados Unidos, que intentam derrubá-los, podem ser melhor compreendidos como uma parte duma estratégia mais vasta da Casa Branca, concebida para um desfazer dos ganhos alcançados por governos e movimentos de oposição durante os anos de Bush”.

Odiario
Odiario

Armas de arremesso

Luís Carapinha*    26.Jul.09    Outros autores

Luís Carapinha
“A sobrevivência do sistema de relações capitalistas vigente clama por uma maior centralização e concentração e, sobretudo, pela intensificação dos níveis de exploração das classes trabalhadoras e de rapina dos povos”…

Odiario