Artículos de: Agosto, 2009

Odiario

Entrevista ao dirigente haitiano Henry Boisrolin
“O nosso povo continuará a resistir às tropas de ocupação das Nações Unidas

Carlos Aznárez*    31.Ago.09    Outros autores

TROPASINTERNACIONAIS SOB COMANDO BRASILEIRO REPRIMEM O POVO HAITIANOQue notícias há nos meios de comunicação sobre o Haiti e do seu povo mártir? Onde estão o respeito pelos Direitos Humanos e a pela soberania dos países? Que crimes têm praticado as tropas ocupantes agora comandadas pelo exército brasileiro? Quem julga os crimes delito comum dos soldados ocupantes?
Nesta entrevista de Carlos Aznarez com Henry Boisrolin, dirigente do Comité Democrático Haitiano, é dado um panorama da dramática situação do Haiti.

Odiario
Odiario

A Taxa de Roubo

Mário Crespo*    31.Ago.09    Outros autores

Mário Crespo

“Um indicador destes devia ser periodicamente elaborado e divulgado em conjunto com os níveis de desemprego, de inflação ou do Produto Interno Bruto. Com uma Taxa de Roubo incluída no conjunto das funções estatísticas que já compilamos, teríamos uma imagem muito mais clara do Estado da Nação”.

Odiario
Odiario

Critérios

Anabela Fino*    30.Ago.09    Outros autores

Anabela Fino
Dia 20 de Agosto, Álvaro Uribe fez aprovar no Senado uma proposta de referendo para alterar a Constituição que lhe impede o terceiro mandato. No mesmo dia, no cumprimento de buscas domiciliárias em casa do senador Alirio Villamizar ordenadas pelo Supremo Tribunal, foram encontradas avultadíssimas quantidades de dinheiro em pesos e em divisas, alegadamente para pagamento de subornos a 37 senadores que votaram favoravelmente a proposta de Uribe. Os media nacionais ignoraram o assunto. Critério editorial, claro.

Odiario
Odiario

Declaração sobre as bases dos Estados Unidos na Colômbia
Uma plataforma para a expansão do belicismo dos EUA

A decisão dos EUA de instalarem 7 bases militares na Colômbia é mais um facto concreto a comprovar como foram injustificadas as esperanças e a alegria pela eleição de Barack Obama.
Esta decisão, que não pode ser desligada do golpe de Estado nas Honduras, são factos que comprovam a decisão de Obama de tentar impor o imperialismo norte-americano por meios militares.
Publicamos hoje a declaração do partido colombiano Pólo Democrático Alternativo sobre a aberrante e anticonstitucional submissão de Uribe ao belicismo imperial de Barack Obama.

Odiario
Odiario

O turno de Obama
na direcção política dos negócios imperiais

José Paulo Gascão    28.Ago.09    Colaboradores

“Atendo-nos aos factos, tirando a proposta de reforma do sistema de saúde, nada há na política interna e externa de Obama que permita concluir ter havido uma alteração às práticas e objectivos da administração Bush. Inclusive intensifica a política belicista, como o demonstra o acordo com a Colômbia de criar aí mais 7 bases militares, para somar às 865 que os EUA já têm no estrangeiro”.

Odiario
Odiario

Honduras e a ocupação continental

Ana Esther Ceceña*    27.Ago.09    Outros autores

Ana Esther CeceñaNo golpe de Estado das Honduras houve dois precedentes: “Mau precedente é a destituição de um governo legítimo, derrubado por um golpe de estado ilegítimo, que, ainda por cima, acaba por ser acusado de violar a constituição, e por causa desse expediente é equiparado a um governo de golpistas. Tão defensor quão violador da Constituição é um e outro, respectivamente, no diálogo imposto depois do golpe.
Bom precedente é o de um povo que se mobiliza pelo restabelecimento da constitucionalidade e contra um golpe de Estado e a militarização robustecida que lembra situações próprias de um passado próximo”.

Odiario