Artículos de: Septiembre, 2009

Odiario

O Pacto Germano-Soviético
num debate polémico entre Historiadores

Annie Lacroix-Riz    30.Sep.09    Outros autores

Annie Lacroix-Riz
No mais completo respeito pela tradição civilizacional judaico-cristã, de reescrever a história, as classes no poder têm recorrido à falsificação, rasura, emenda e truncagem de factos e documentos, na sua tentativa de reescrever à História.
Publicamos hoje um texto sobre o pacto germano-soviético da historiadora francesa Annie Lacroix-Riz, em resposta a um apelo de Bernard Fischer.

Odiario
Odiario

Carta da Irlanda:
Tratado de Liboa vai outra vez a votos

John Feffer*    28.Sep.09    Outros autores

John FefferHá indicações por todo o lado, em toda a Irlanda, mas especialmente aqui em Dublin. Algumas dizem apenas “Sim” ou “Não”, mas toda a gente sabe o que significam. Os jornais estão cheios com o debate. Ambos os lados lutam na rádio e na televisão. Para a Irlanda é um “déjà vu”. Em Junho de 2008, os eleitores irlandeses rejeitaram o Tratado de Lisboa, que reforça a política externa e as instituições militares da União Europeia, por uma margem clara de 53 contra 46%. No próximo mês, a 2 de Outubro, a Irlanda vai a votos pela segunda vez para votar basicamente o mesmo tratado.

Odiario
Odiario

Estrangulamento financeiro da segurança social pelo CDS, PSD e PS e a tentativa de criar um mercado para fundos de pensões privados

Eugénio Rosa *    27.Sep.09    Outros autores

Eugénio RosaTal como o PSD e o CDS também o PS já introduziu na lei a possibilidade de implementar o “plafonamento das contribuições” (artº 58 da Lei 4/2007). De acordo com esta Lei do PS de José Sócrates por simples decreto ou portaria o governo poderá introduzir um limite (e porque não 6 salários mínimos como o PSD?) acima do qual deixar-se-ia de descontar para a Segurança Social, o que, só por si e independentemente de outras medidas também previstas na legislação, determinaria de imediato, uma diminuição muito significativa das receitas da Segurança Social em beneficio dos fundos de pensões do sector financeiro privado. Uns nos programas eleitorais, o PSD e o CDS, e o PS na prática governativa, na essência, defendem o mesmo.

Odiario
Odiario

Considerações breves sobre a crise e sua evolução

Carlos Carvalhas*    26.Sep.09    Outros autores

Carlos Carvalhas
Neste texto, Carlos Carvalhas analisa como foram erradas a política do PS de José Sócrates “do tudo à exportação”, de desindustrialização do país, de privatizações, de desvalorização e subalternização do investimento público e “o atraso com que se começou a reagir à crise, com as soberbas afirmações de que a economia portuguesa estava robusta e outras balelas do género, que só deixaram agravar a situação”.

Odiario
Odiario

O espantoso caso do agente infiltrado

Correia da Fonseca    25.Sep.09    Colaboradores


A propósito do caso das «escutas» ,que motivou a demissão pelo Presidente da Republica do seu assessor de imprensa, Correia da Fonseca escreveu o artigo que hoje publicamos.

Odiario
Odiario

As eleições no Japão e a luta antinuclear

Lawrence S. Wittner
Vencedor devido às intransigentes posições contra as armas nucleares, o O PDJ enfrentará um conjunto de inúmeros desafios se persistir em cumprir as suas próprias promessas de se libertar totalmente das ameaças constituídas pelas armas nucleares.

Odiario