Artículos de: Octubre, 2009

Odiario

A fogueira possível

Correia da Fonseca*    31.Oct.09    Colaboradores

Correia da Fonseca
José Saramago, Prémio Nobel da Literatura em 1998, “lembrou um facto cuja confirmação está ao alcance de qualquer um que saiba ler”…
Tanto bastou para que a Santa Madre Igreja desse o sinal e a reacção de todos os matizes, crente, agnóstica e ateia reagisse ao estímulo e o tentasse estornicar na fogueira ainda hoje possível e à mão: uma campanha de ódio político disfarçada de uma não menos retrógrada definição dos limites da liberdade de criação.

Odiario
Odiario

Saque na América Latina:
Caminhos e Agentes

Ana Esther Ceceña*    30.Oct.09    Outros autores

Ana Esther CeceñaA presente crise do sistema capitalista “exige uma mudança de estratégia e uma mudança da modalidade de dominação que abarca todas as dimensões da organização social, territorial e política do sistema, sobretudo porque a necessidade das condições gerais de valorização correspondente aos momentos de ajustamento cíclico, característicos do regular funcionamento do processo de acumulação do capital, ocorre agora num momento de questionamento integral da crise sistémica, da incapacidade de resolver internamente a contradição progresso-depradação criada nos próprios fundamentos da sociedade capitalista como lugar de domínio da natureza pelo homem.
Por tudo isto a actual crise não é apenas financeira nem se resolve com subsídios ou com fusões e centralização do capital”.

Odiario
Odiario

Pagamentos a Gestores em Wall Strett
Continua o Rega-Bofe

David Brooks*    29.Oct.09    Outros autores

David Brooks
“As gigantescas firmas de Wall Street provavelmente teriam fechado se os contribuintes não tivessem dado biliões de dólares em fundos de resgate e apoio (…). Agora, (…) um ano passado sobre o resgate, estes executivos atrevem-se a pagarem a si mesmos somas recorde de remunerações extraordinárias. Estes pagamentos obscenos de Wall Street deveriam ter dado uma sacudidela no Congresso e levarem a apertadas regulações, já que são o resultado das mesmas práticas que levaram o sector à crise.

Odiario
Odiario

Entrevista a Ali Larijani:
«Não temos animosidade aos Franceses »

Stéphane Bussard*    28.Oct.09    Outros autores


Há relativamente pouco tempo, quando Ali Larijani foi substituído como chefe dos negociadores iranianos com a Agência Internacional de energia Atómica (AIEA), logo a manipuladora imprensa mundial difundiu a ideia de Larijani se opunha aos conservadores e por isso estava mal visto e era afastado de responsável máximo pelas negociações. Agora, eleito Ali Larijani para presidente do Parlamento iraniano, é novamente apresentado como conservador…

Odiario
Odiario

O Tecto do Mundo não cai

Leandro Martins*    27.Oct.09    Outros autores

 Leandro MartinsDepois de uma viagem ao Tibete, Leandro Martins, conclui:
“É natural que ainda hoje subsista um grupo restrito, rodeando o Dalai Lama, que desenvolva a intriga diplomática e a acção terrorista, como a desencadeada em Lhasa em Março do ano passado. Mas, face à liberdade e dignidade adquiridas com a Revolução Socialista e ao progresso registado nas últimas décadas, só o comando e o financiamento das agências do imperialismo têm a capacidade de organizar e levar avante operações de tal envergadura. O apoio declarado do imperialismo norte-americano e o mais disfarçado apoio dos estados europeus que pretendem manter os seus negócios e, ao mesmo tempo, enfraquecer a China estão por detrás das destruições e vandalismos então praticados em Lhasa”.

Odiario
Odiario

Sair do Anticomunismo
“Antitotalitarismo” Totalitário

Georges Gastaud*    26.Oct.09    Colaboradores

Georges Gastaud

“…Porque é que a oligarquia capitalista haveria de se abster de gozar finalmente a sua vingança contra a «França vermelha», agora que a vitória da contra-revolução de Berlim a Vladivostok remundializou a exploração capitalista, agora que a Europa socialista e a RDA foram recolonizadas pela Europa do capital pilotado por Berlim”…?

Odiario
Odiario

Obama, um Homem de Paz?
Não, apenas um prémio Nobel por engano

Robert Fisk*    25.Oct.09    Colaboradores

Robert FiskDepois de analisar a teia do Médio Oriente que Obama complicou, o autor interroga-se:
“Está o Sr. Obama com mais medo da retaliação do Irão? Ou das suas capacidades nucleares? Ou mais assustado com a possível agressão de Israel ao Irão?
Mas, por favor, nada de ataques a 10 de Dezembro. Essa é a data em que Barack Obama aparecerá em Oslo para levar ao bolso o seu Prémio Nobel, por feitos que ainda não alcançou e por sonhos que irão tornar-se pesadelos”.

Odiario