Artículos de: Noviembre, 2009

Odiario

Contribuições para uma
abordagem marxista da Ética

Manuel Dias Duarte*    30.Nov.09    Outros autores

Num momento em que também “as várias éticas burguesas entraram definitivamente em crise com o neoliberalismo, a secularização e a corrupção mediática”, o autor, Manuel Dias Duarte, num texto de inegável oportunidade, faz uma abordagem marxista da ética.

Odiario
Odiario

Uma Universidade rica
Harvard copia Wall Street

Sam Pizzigati*    29.Nov.09    Outros autores

Sam PizzigatiA Universidade de Harvard é talvez o maior símbolo do basbaquismo mundial perante a cultura norte-americana.
Afinal, Harvard não é o “lugar onde sóbrios estudiosos” reflectem “sobre os danos provocados pela frenética especulação e sobre como podemos reparar todos estes malefícios”. Bem pelo contrário, toda a sua pratica administrativa, soube-se agora, tem sido uma cópia das más práticas especulativas de Wall Street.
Só que como não é uma entidade financeira não é objecto do resgat pelos dinheiros públicos…

Odiario
Odiario

A pressão deles
e o nosso desprezo

Correia da Fonseca*    28.Nov.09    Colaboradores

Correia da Fonseca
Uma das facetas da moral burguesa é a desfaçatez com que, amiúde, recorrem aos dois pesos e duas medidas para avaliar situações semelhantes.
E fazem-no sem corar, como se fosse a coisa mais natural do mundo.
E não o será, neste tipo de sociedade em profunda crise económica, financeira, social, cultural, moral…?

Odiario
Odiario

Kosovo: «Eleições» no Protectorado

Rui Paz*    27.Nov.09    Outros autores

Rui Paz
“Objectivamente, a NATO com o seu poderio militar é de facto o principal pilar de sustentação desta teia de cumplicidades entre o mundo do crime, as estruturas políticas e os interesses geoestratégicos dos grupos monopolistas e das grandes potências imperialistas”.
Como se fosse possível distinguir «crime organizado» de «crime organizado amigo»…

Odiario
Odiario

O fim da classe média negra nos EUA

Barbara Ehrenreich*    26.Nov.09    Outros autores

Barbara Ehrenreich
Quem mais sofre nos EUA com a crise económica sistémica do capitalismo? Claro que, lá como cá, é a classe trabalhadora, mas o racismo encoberto que domina a sociedade estadunidense cria uma nova divisão mesmo entre a classe trabalhadora norte-americana…

Odiario
Odiario

Desemprego
Dos quase 700 mil desempregados pouco mais de metade recebe subsídio

Eugénio Rosa*    25.Nov.09    Outros autores

Eugénio RosaAo mesmo tempo garantem já ver indícios da saída da crise, o desemprego não pára de aumentar, e o governo e outros epígonos do sistema capitalista asseguram que continuará por 2010 2 e 2011.
Entretanto, as responsabilidades do governo com a nacionalização dos prejuízos do BPN o Estado já assumiu responsabilidades de 4.600 milhões de dólares mas apenas assegura subsídio de desemprego a 49,7% do total de desempregados
Recuperação e saída da crise para quem?

Odiario