Artículos de: Diciembre, 2009

Odiario

A crise económica capitalista internacional e as análises do Partido Comunista da Grécia (KKE)

Eleni Mpellou*    31.Dic.09    Outros autores

Depois de uma profunda análise marxista da presente crise económica internacional, no mundo e na Grécia, Eleni Mpellou conclui:
“O que hoje está a acontecer, a desvalorização do capital sob todas as formas (comercial, financeiro) e a desvalorização da força de trabalho (como mercadoria), aconteceu repetidamente no passado, tendo aparecido pela primeira vez no começo do século XIX, e voltará a suceder no futuro enquanto existir capitalismo.
A inevitabilidade das crises encontra-se no ADN do capitalismo: encontra-se no contraditório carácter mercantil da produção capitalista de mercadorias, na sua anarquia e desigualdade, na sua tendência para assegurar inicialmente o lucro adicional capitalista com a introdução de nova maquinaria mais produtiva, bem como com a exportação de capital industrial para países com força de trabalho mais barata, factores que agudizam a contradição entre o capital e a força de trabalho, a contradição entre o carácter social da produção e a apropriação privada dos seus produtos devido à propriedade privada dos meios de produção”.

Odiario
Odiario
Nota dos Editores

Um importante novo passo na América Latina

Os Editores    30.Dic.09    Editores
Odiario
Odiario

Governo manipula número de desempregados

Eugénio Rosa*    30.Dic.09    Outros autores

Eugénio RosaApesar de Sócrates já ver sinais de recuperação da crise (onde?, para quem?), o desemprego continua a aumentar a um ritmo devastador. De acordo com os dados da Informação Mensal do Mercado de Emprego de Novembro de 2009, o número de desempregados era de 523.680, quando em Outubro teria sido de 517.526 de acordo com a Informação Mensal do Mercado de Emprego de Outubro de 2009. Mas se cotejarmos as duas últimas informações mensais referidas verificamos que estes números estão manipulados, pois no espaço de um mês foram eliminados dos ficheiros -49.501 desempregados sem explicação.

Odiario
Odiario

Clima e Revolução

Luís Carapinha*    29.Dic.09    Outros autores

Luís Carapinha

“Dos escombros da cimeira dinamarquesa releva, porém, um outro dado substancial, decorrente da posição articulada dos países do G-77, na verdade a mais representativa organização intergovernamental das Nações Unidas que integra mais de 130 países, assim como da afirmação pelos países da ALBA de que «para mudar de clima é preciso mudar de sistema» e de que só na via do socialismo será possível a resolução dos problemas fundamentais que se colocam ao mundo, incluindo a questão ambiental e da delapidação dos recursos naturais, cujo cerne não pode ser dissociado do sistema predominante capitalista de produção e relações sociais.”

Odiario
Odiario

Superar a Crise ou o Capitalismo?

José Paulo Gascão    28.Dic.09    Colaboradores


“Com a presente e profunda crise do sistema, a contradição fundamental do capitalismo – o carácter social da produção e a apropriação privada dos meios de produção –, torna-se mais evidente aos olhos da classe trabalhadora, agora menos armada para a intensa luta de classes, devido à derrota da URSS na Guerra-Fria, à maior divisão do movimento operário e sindical, ao reformismo que assaltou uma parte do movimento sindical unitário um pouco por todo o mundo, e ao que Losurdo chama a «autofobia da esquerda».

Odiario
Odiario

189.000 pessoas, entre Soldados e Mercenários,
Têm os EUA na ocupação do Afeganistão

Jeremy Scahill*    27.Dic.09    Outros autores

Jeremy Scahill
Não foi preciso um ano para os que se emocionaram até às lágrimas comecem a sentir quão enganados foram com a eleição de Obama.
No texto que hoje publicamos, baseado em documentos saídos de uma audiência do sub-comité, o autor, Jeremy Scahill, conclui que o homem que personificou o inimaginável, um negro ser eleito Presidente dos Estados Unidos da América não é apenas um continuador da política belicista de Bush: “No Afeganistão, o governo de Obama ultrapassa, e muito, Bush no que respeita à privatização” da guerra.
E quanto ao controlo dos custos…

Odiario
Odiario

Pobreza Vitoriana

Filipe Diniz    26.Dic.09    Outros autores

“Nenhuma «bruxaria económica» poderá ocultar um facto essencial: a actual crise, a mais profunda e global do sistema capitalista desde há quase um século, cai já com toda a violência sobre os trabalhadores e as camadas mais desprotegidas da sociedade, e está longe de ter atingido seu auge. O capitalismo hoje globalmente hegemónico conduz a retrocessos sociais de enorme e trágica extensão, e essa situação não se verifica apenas nos países mais dependentes e menos desenvolvidos. Verifica-se igualmente em países centrais do sistema.”

Odiario