Artículos de: Febrero, 2010

Odiario

Parque oculta

Tiago Mota Saraiva*    28.Feb.10    Outros autores

Tiago Mota Saraiva
“Três anos de acção do Parque Escolar [criado pela ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues] revelam como se pode transformar um programa de requalificação escolar num obscuro processo de utilização de dinheiros públicos.

Odiario
Odiario

A Besta da Guerra

Pedro Guerreiro*    27.Feb.10    Outros autores

Pedro Guerreiro

“Por mais silenciada e desvirtuada que seja, a verdade é que os povos (sempre) resistem e lutam pela sua libertação. Só assim se poderão entender os repetidos esforços do imperialismo para impor a sua dominação e tutela colonial, através de todas as formas, incluindo a utilização da máquina de agressão que é a NATO”.

Odiario
Odiario

Os Pagadores

Correia da Fonseca*    26.Feb.10    Colaboradores

Correia da Fonseca

“O facto é que na Madeira ou no mar, num trabalho de construção civil ou entre a maquinaria de uma fábrica, há todos os dias homens, e também mulheres, que são obrigados a arriscar a vida. «Por pouco dinheiro», como há anos cantou Sérgio Godinho. Mas entenda-se que esse risco de vida nem sempre se apresenta nas circunstâncias trágicas e últimas que levam à morte de pescadores ao largo da costa portuguesa: há outras formas de morte”.

Odiario
Odiario

A Grécia é só a primeira tentativa…

Duarte Correa*    25.Feb.10    Outros autores

Manifestação - GréciaFoi o destacado membro do PS e ex-comissário europeu António Vitorino o primeiro que em Portugal disse, com o ar risonho e cínico de quem sabe do que está a falar, que as crises também “são uma janela de oportunidade”…
Neste texto, Duarte Correa diz-nos que o governo grego do PASOK com a ajuda da União Europeia está a tentar escancarar a primeira janela de oportunidade na Europa.

Odiario
Odiario

A reconfiguração do Estados ao serviço do grande capital

Filipe Diniz    24.Feb.10    Colaboradores


“Se o Estado que a política de direita gera se coloca em confronto insanável com os interesses, direitos, aspirações e liberdades dos trabalhadores e do povo, a luta dos trabalhadores e do povo fará com que, cedo ou tarde, chegue a momento em que essa contradição será superada, numa radical ruptura que retome o caminho de Abril.”

Odiario
Odiario

Onde estão os prisioneiros fantasma da CIA?

Andy Worthington*    23.Feb.10    Outros autores

Prisioneiros da CIAMais de um ano depois Barack Obama de tomar posse como Presidente dos EUA a situação dos prisioneiros fantasma da CIA continua imutável. Neste artigo o historiador e jornalista britânico Andy Worthington conclui, com base num parecer de “quatroperitos independentes das Nações Unidas” que “à escala mundial, as detenções secretas em relação às políticas de contra-terrorismo continuam a ser um problema grave» e «se se recorre a elas de forma sistemática e prolongada, essas detenções secretas podem alcançar o limiar de crime contra a humanidade.”

Odiario
Odiario

Portugal no Mundo

Rui Namorado Rosa    22.Feb.10    Colaboradores

NATO - Edificio de comando em Oeiras“A política externa portuguesa deve basear-se na defesa e promoção dos interesses legítimos de Portugal e dos portugueses, tomando a independência e a soberania nacionais como valores inalienáveis. O que significa uma política externa que rejeite imposições externas incompatíveis com a dignidade, independência e soberania do país.”

Odiario