Artículos de: Marzo, 2010

Odiario

Maldito Socialismo, que falta nos fazes

Higinio Polo*    31.Mar.10    Outros autores

Por mais que o tentem esconder, a derrota do socialismo na Europa foi um desastre humanitário de consequências ainda longe de um balanço definitivo.

“Esta realidade é conhecida pelos investigadores e pelos governos, mas os liberais não se sentem responsáveis por isso: alguns, ainda que não possam deixar de reconhecer o desastre insistem nas vantagens a longo prazo da implantação do capitalismo na Europa de Leste. Vinte anos depois do desaparecimento dos sistemas socialistas que governavam a Europa de Leste, a bem oleada máquina propagandística dos meios de comunicação continua a bater na tecla da interpretação daqueles factos: manipulando ideias simples sobre assuntos complexos, resolvem o assunto evocando a suposta «rebelião popular contra o socialismo», para acabarem a felicitar-se sobre a «morte do comunismo» e o «triunfo da liberdade».

Para a propaganda liberal, esse capitalismo está representado nos países mais desenvolvidos, não nos mais pobres: está em França, não no Egipto; está na Alemanha, não na Indonésia; está nos Estados Unidos mas não está no Haiti.”

Odiario
Odiario

Este mundo e o outro

Correia da Fonseca    30.Mar.10    Colaboradores

Correia da FonsecaQual a função dos media, nomeadamente a TV?
A TVI, que tem andado nas bocas do mundo pela alegada tentativa de ser arregimentada para o PS e José Sócrates, vai apresentar um programa em que se vão estabelecer “contactos com algumas almas geralmente designadas como sendo «do outro mundo»”.
Digaa TVI disser, ele “constituirá mais um reforço, provavelmente não deliberado nem sequer inteiramente consciente, da ofensiva em curso desde há muitas décadas contra a Razão e o racionalismo em nome de outras supostas formas de conhecimento. Sinais dos tempos…

Odiario
Odiario

Intervenção dos EUA em África

Rick Rozoff*    29.Mar.10    Outros autores

Rick RozoffA criação do Comando África dos EUA - AFRICOM - não escondia os seus objectivos: uma força de intervenção rápida, bem armada, que possa ser rapidamente deslocada para defender os interesses dos EUA no continente africano, nomeadamente os interesses petrolíferos… Ultrapassadas as primeiras dificuldades de encontrar governos que aceitassem do seu estacionamento, aí está a primeira guerra dos EUA em África.

Odiario
Odiario

A finança e os milagres

Filipe Diniz*    28.Mar.10    Colaboradores

Santuário de FátimaLonge vai o tempo em que a usura era pecado mortal… Talvez por isso e ou por o juro oferecido às contas poupança ser “superior a 5%” – vá lá saber-se… – a Fábrica do Santuário de Fátima foi apanhada na bancarrota da Islândia.
Castigo de Deus ou consequência natural da ganância capitalista?

Odiario
Odiario
Entrevista com Ralph Schoenman

O que é o Sionismo

Stylianos Tsirakis*    28.Mar.10    Outros autores

Stylianos TsirakisPara Ralph Schoenman, activista internacional da luta pela Paz, de origem judaica, “A propaganda sionista, desde o início da formação do Estado de Israel, tem insistido em caracterizar Israel como um Estado democrático no estilo ocidental, cercado por países árabes feudais, atrasados e autoritários. Apresentam então Israel como um bastião dos direitos democráticos no Oriente Médio. Nada poderia estar mais longe da verdade”.

Odiario
Odiario

Israel quer a guerra

Rui Paz*    27.Mar.10    Outros autores

Rui Paz“Israel não pode nem deve seguir e aplicar uma doutrina de Estado assente na negação da existência do povo palestiniano. Como ficou bem explícito no processo histórico que conduziu ao derrube do fascismo em Portugal e à Revolução do 25 de Abril não pode ser livre um povo que oprime outros povos.”

Odiario
Odiario

As ruínas de Detroit:
A economia dos off-shores

Paul Craig Roberts*    26.Mar.10    Outros autores

Paul Craig RobertsA desmesurada centralização e concentração do capital, acompanhadas de uma desmedida criação de capital fictício e uma vertiginosa queda da produção industrial são o retrato dos EUA, cada vez mais “a caminho de se tornar uma economia de terceiro mundo”.

Odiario