Artículos de: Abril, 2010

Odiario

Salim Lamrani desmascara dissidente Cubana

Salim Lamrani*    30.Abr.10    Outros autores

Salim LamraniA entrevista de Salim Lamrani, Professor na Sorbonne IV, jornalista, especialista em relações Cuba-EUA com Yoani Sanchez, uma dissidente cubana com lugar reservado nos media hegemónicos ocidentais, é esclarecedora.
As suas palavras nesta entrevista explicam por que foi tão meteórica a sua ascensão e a promoção que tem. Qualquer comentário é desnecessário.

Odiario
Odiario

O Declínio da UE e de Portugal no Mundo

Eugénio Rosa    29.Abr.10    Outros autores

Eugénio RosaEscrito na véspera de as agências de rating baixarem a credibilidade de Portugal para o cumprimento os seus compromissos, este texto de Eugénio Rosa revela-se premonitório.
Sendo o défice definido em percentagem do PIB “é urgente inverter a actual política de estrangulamento e definhamento do crescimento económico e substitui-la por uma política que tenha como objectivo principal o crescimento económico”, o que contribuirá para a redução do défice em relação ao PIB.
“Substituir a política de redução do défice por uma política que tenha como objectivo o crescimento económico é um imperativo nacional. Adiar por mais tempo esse desiderato é condenar Portugal ao declínio e ao retrocesso económico e social.”

Odiario
Odiario

Sobreviverá a Bélgica?

Le Monde    29.Abr.10    Outros autores

Artificialmente criada em 1831 e mais tarde confirmada pelo Tratado de Versalhes para servir de tampão ao expansionismo francês, a Bélgica é cada vez mais um país Estado sem sentido e o espelho de uma outra artificialidade, a actual União Europeia.

Odiario
Odiario
Entrevista com Leonardo Boff

A Igreja e a pedófilia**
Bento XVI não deixa de ser professor, não consegue ser pastor

Leonardo Boff“A pedofilia sempre existiu entre o clero. Mas era tornada invisível. A Igreja apenas via o aspecto de pecado e não de delito. Nessa visão, apenas se vê o pecador. No delito se vê a vítima. Delito é crime que deve ser levado aos tribunais. Isso a Igreja sempre se negou a fazer, na falsa ideia de preservar seu bom nome.”

Odiario
Odiario

Rússia-Uzbequistão desafiam os EUA

M. K. Bhadrakumar*    27.Abr.10    Outros autores

M. K. BhadrakumarBhadrakumar, experiente diplomata e analista de política internacional depois de analisar os últimos desenvolvimentos do golpe que depôs o Presidente Bishkek do Quirguistão, conclui:
“O Kremlin não se deixará cair duas vezes na mesma armadilha. Na Geórgia, sob circunstâncias em geral similares, os EUA receberam generoso apoio da Rússia no tormentoso inverno de 2003 para limpar os restos da revolução “Cor-de-rosa” e estabilizar a situação; até que, de repente, os EUA deram posse a Mikheil Saakashvili, o qual, desde então, é como espinho espetado na carne viva de Moscovo.”

Odiario
Odiario

EUA Apoiam Anexação Ilegal

Stephen Zunes*    26.Abr.10    Outros autores

STEPHEN ZUNES“A maioria do Senado impôs que ficasse registado expressamente que os E.U.A. aprovam a anexação ilegal por Marrocos do Sahara Ocidental, antiga colónia espanhola invadida por Marrocos em 1975, no logo após a sua independência.” A decisão do Senado dos EUA vai “a maioria do Senado impôs que ficasse registado expressamente que os E.U.A. aprovam a anexação ilegal por Marrocos do Sahara Ocidental, antiga colónia espanhola invadida por Marrocos em 1975, no logo após a sua independência.”

Odiario
Odiario
Nota dos Editores

Abril, presente e necessário

Os Editores    25.Abr.10    Editores

Odiario