Artículos de: Junio, 2010

Odiario

Operações STOP e Buscas Ilegais
Contra Milhares de Pessoas

Alan Travis*    30.Jun.10    Outros autores

Alan TravisTudo é feito em nome do controlo da «imigração, pela segurança e pela ordem», dizem os representantes de turno nos governos do grande capital, responsáveis directos pela repressão ilegítima sobre os cidadãos e residentes britânicos. Os exemplos sucedem-se por todo o mundo com a criação de esquadrões de morte, organizações para-militares, organizações de mercenários disfarçadas de empresas de segurança ou mesmo grupos terroristas de acção directa, como os GAL, criados em Espanha pelo governo do PSOE chefiado por Filipe Gonzalez, etc.
Na Grã-Bretanha parece que ainda não chegaram tão longe, ou ainda não sabemos que chegaram…

Odiario
Odiario

O escândalo dos preços dos combustíveis em Portugal

Eugénio Rosa*    29.Jun.10    Outros autores

A rendição do PS ao grande capital aprofunda-se, como o comprovam dois factos: os preços “dos combustíveis em Portugal são sistematicamente superiores aos preços médios da UE27; (…) essa diferença tem subido continuamente”…
Neste texto, Eugénio Rosa demonstra que esta subida dos preços dos combustíveis não é consequência do aumento de impostos, nomeadamente do IVA, ela verifica-se de forma contínua, independentemente das variações do IVA e restantes impostos e das oscilações do Euro em relação ao dólar.
Um escândalo a que o governo PS de José Sócrates se mostra indiferente nesta sua comissão de serviço ao grande capital

Odiario
Odiario

José Gomes Ferreira
Uma testemunha participante do século XX

Manuel Gusmão*    28.Jun.10    Outros autores

Manuel Gusmão“… Ao recordarmos José Gomes Ferreira, vinte e cinco anos passados sobre a sua morte, recordamo-lo como um poeta intensamente solidário, sempre que dizemos um poema seu. A sua poesia aí está à espera de ser lida ou relida. A seguir à morte, um véu espesso de descaso e esquecimento costuma, entre nós, esconder a obra de muitos poetas. Sobretudo, quando é o caso daqueles que durante a vida, escolheram estar ao lado dos trabalhadores, acontece que uma certa historiografia oficial não revela interesse por lê-los e valorizá-los.”

Odiario
Odiario

O que faz correr o General McChrsytal

Tariq Ali*    27.Jun.10    Outros autores

Tariq AliNa explosiva entrevista à revista Rolling Stones o general McCrhystal dispara em todas as direcções, não poupando sequer Barack Obama, a quem sempre apoiou.
Será apenas o desespero pelo desenrolar da guerra no Afeganistão?

Odiario
Odiario

Derrame no Golfo do México
A BP conhecia as falhas de segurança

Isabel Piquer*    26.Jun.10    Outros autores

A morte dos onze trabalhadores e o desastre ecológico que diariamente se agrava, provocados pela explosão da plataforma da BP no Golfo do México, são crime, no mínimo por negligência grosseira.
A explosão da plataforma da BP não foi um acidente imprevisto e inevitável. Antes da explosão, foram vários os estudos que alertavam contra a pouca fiabilidade dos sistemas de segurança utilizados na plataforma e os alertas para suspender a perfuração e rever a segurança.
A BP ignorou estudos e alertas, tudo desvalorizando para maximizar os seus lucros.

Odiario
Odiario

Quem é que paga a crise?

José Paulo Gascão    25.Jun.10    Colaboradores

“Ao recusarem proposta do PCP de suspender os benefícios fiscais a que a banca e as grandes empresas recorrem para diminuir o montante de IRC a pagar (geralmente metade da taxa de IRC que a lei define), os partidos do arco governamental mostram claramente à custa de quem tentam a recuperação capitalista da crise, e como o grande capital continua a receber encobertas transferências de dinheiros públicos.”

Odiario
Odiario

O novo crime de Israel indigna mas não surpreende

Domenico Losurdo*    24.Jun.10    Outros autores

Domenico LosurdoDepois de recordar o apelo de diversas organizações palestinas e de algumas organizações de solidariedade com a sua luta para um grande boicote internacional às mercadorias provenientes de Israel, Doménico Losurdo recorda-nos a legitimidade desta forma de luta e alguns casos passados de sucesso.

Odiario