Artículos de: Julio, 2010

Odiario

A Banca e a liberdade comercial…
Da Droga

Jorge Cadima*    31.Jul.10    Outros autores

“Quem disse que o crime não compensa?
(…) O Departamento da Justiça [dos EUA] resolve as acusações criminais utilizando acordos de adiamento do processo, em que o banco paga uma multa e promete não voltar a violar a lei». Para os banqueiros não há pistolas taser…”

Odiario
Odiario

Lições do Iraque:
“A outra guerra” de Obama

M K Bhadrakumar*    31.Jul.10    Outros autores

M. K. BhadrakumarComo evidência que é, já não carece de explicação: sempre que o imperialismo promove uma guerra com o pretexto de instalar «uma democracia» no país invadido, o que fica, para além da ocupação e da perda da soberania, é um cortejo de miséria e sofrimento e uma clique de fantoches que faz de conta deter o poder.

Odiario
Odiario

A União (dos monopólios) Europeia
E o Directório alemão

Rafael Poch*    30.Jul.10    Outros autores

Rafael Poch“Segundo Der Spiegel a Chanceler Angela Merkel e o seu ministro Schäuble encomendaram já um projecto de medidas para o caso de o pacote de ajuda ao euro se mostrar insuficiente para tirar de apuros os bancos europeus e as economias nacionais.
Tratar-se-ia do seguinte: a troco da reestruturação da dívida, tirar aos governos de países como Grécia, Portugal, Espanha e outros, o pouco que lhes resta de soberania, criando um directório com amplos poderes, com base em Berlim, que governe amplos aspectos das suas economias e políticas orçamentais. Este cenário, assinala o documento, “requereria restrições da soberania” e colocaria a política orçamental sob controlo de, “um indivíduo, ou grupo de indivíduos, familiarizados com as características regionais da nação devedora”, nomeados pela Alemanha entre um comité de peritos.
(…) A torpeza do governo alemão na sua nova ânsia de governar a Europa e sair globalmente fortalecida da crise, parece alcançar níveis antes insuspeitados.”

Odiario
Odiario

BP – Uma bomba relógio
No sistema financeiro internacional

Michael R. Kratke*    29.Jul.10    Outros autores

Michael R. KratkeSegundo Michael R. Kratke, Professor de Economia Política e Director do Instituto de Estudos Superiores da Universidade de Lancaster no Reino Unido, a BP é uma bomba de relógio no sistema financeiro mundial.
A empresa refinancia-se com derivados creditícios e fundos de pensões que agora, e para infelicidade dos seus clientes, têm grandes perdas. Dois elementos tão centrais como obsoletos do actual capitalismo – uma economia baseada na emergia fóssil e na especulação financeira à escala planetária – levam-nos directamente à próxima catástrofe.

Odiario
Odiario
Comunicado do Partido Comunista da Grécia

Kosovo: Lançar gasolina no fogo

Publicamos hoje um comunicado do Partido Comunista da Grécia sobre a insólita decisão do Tribunal Internacional de Haia de considerar não violadora do direito internacional a declaração unilateral de independência do Kosovo.

Odiario
Odiario
Comunicado das FARC-EP

Triunfo ilegítimo da continuidade

Alfonso CanoPublicamos hoje um comunicado das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP) sobre a política de continuidade do presidente de turno agora eleito para a Colômbia – Juan Manuel Santos.

Odiario