Artículos de: Mayo, 2011

Odiario

Água, direito de todos!

Demolidas que estão as barreiras legais à privatização da água, é imperioso dar a força do voto a quem, com provas dadas, seguramente use essa força na defesa da água de todos, da universalidade da sua fruição, da propriedade e gestão públicas da água.

Odiario
Odiario

Quando a terra treme

Correia da Fonseca*    31.May.11    Colaboradores

Correia da FonsecaHá abalos sísmicos, e há abalos sociais igualmente violentos. Uma reportagem mostrou-nos alguns casos de quem perdeu a casa onde habitava, ou está condenado a perdê-la, exactamente por efeito do sismo que já está a percorrer o País de lés-a-lés e que ameaça agravar-se a partir do próximo mês de Junho se nada for feito para travá-lo.

Odiario
Odiario

O regresso de Zelaya e o futuro da Resistência hondurenha

Carlos Aznárez    30.May.11    Colaboradores

ZelayaManuel Zelaya regressou a Honduras e todos os lutadores do Terceiro Mundo deverão festejar este regresso. Muito mais do que através de acordos diplomáticos, esta luta foi ganha nas ruas.

Odiario
Odiario

A História*

Henrique Custódio    29.May.11    Outros autores

Por que é que, nestes mesmos últimos 20 anos, a economia chinesa tem crescido a uma média de 10% ao ano, a par das chamadas «economias emergentes» como a Índia ou o Brasil? Aí, «a globalização» já não provoca «crises»?

Odiario
Odiario

Nas malhas da crise [1]

Albano Nunes    28.May.11    Outros autores

Albano NunesO caso Strauss-Khan ainda tem muitos aspectos por esclarecer. Uma das suas consequências concretas é a substituição na presidência do FMI. Pelos vistos o sistema sente-se melhor servido de momento com a srª Christine Lagarde a desempenhar a função.

Odiario
Odiario

Eduardo Mãos de Patrão

Correia da Fonseca*    27.May.11    Colaboradores

Correia da FonsecaA cavalgada de espoliação dos trabalhadores tem em Catroga uma das luminárias e no PSD um dos instrumentos. A redução da chamada Taxa Social Única que defendem será uma espécie de subscrição nacional em favor dos patrões, todos ou alguns.

Odiario
Odiario

A Síria e o imperialismo dos EUA

Sara Flounders*    26.May.11    Outros autores

Sara FloundersTodas as declarações feitas pelo governo sírio têm reconhecido a importância de fazer reformas internas importantes, mantendo a unidade nacional num país extremamente diversificado. As diversas nacionalidades, religiões e grupos culturais na Síria têm todo o direito de fazer parte deste processo. Mas o que eles precisam sobretudo é do fim da constante e cruel intervenção dos EUA.

Odiario