Artículos de: Junio, 2011

Odiario

Dois desaparecimentos simbólicos*

Filipe Diniz    29.Jun.11    Colaboradores

No governo PSD/CDS-PP o Trabalho e a Cultura desaparecem enquanto ministérios. Trata-se de um exorcismo simbólico relativo a duas áreas pelas quais a direita tem a maior aversão. Inutilmente, porque é decerto dessas áreas que sairá o mais radical combate contra a política da “troika”.

Odiario
Odiario
Nota dos Editores

EUA, o polícia agressivo do planeta

Os Editores    28.Jun.11    Editores
Odiario
Odiario

Duas marcas

Correia da Fonseca    27.Jun.11    Colaboradores

Correia da FonsecaO governo PSD/CDS-PP anuncia a privatização da TV estatal, sendo muito provável que trate de entregar a RTP1 a privados. Desde já é possível sublinhar algumas coisas. A primeira delas será que, com provável excepção para a RTP África, todos os canais da RTP são necessários para que ela possa cumprir de facto os deveres de serviço público que lhe estão cometidos.

Odiario
Odiario

A limpeza étnica dos palestinos, ou Israel democrático em acção

Gideon Levy    26.Jun.11    Outros autores

Gideon Levy“Enquanto ainda estamos desesperadamente ocultando, negando e reprimindo nossa principal limpeza étnica de 1948 – mais de 600.000 refugiados, alguns dos quais fugiram pelo temor às Forças Armadas de Israel e suas antecessoras, e outros que foram expulsos pela força – a realidade nos demonstra que 1948 nunca terminou, que seu espírito continua connosco”.

Odiario
Odiario

O futuro do movimento 15-M

Carlos Taibo    25.Jun.11    Outros autores

Carlos TaiboO movimento de ocupação dos centros das principais cidades em Espanha está num ponto de viragem. Dos vários horizontes possíveis, um é o mais desejável: o seu alargamento social, a sua radicalização popular, operária, anticapitalista.

Odiario
Odiario

Reajustamento, desregulação, privatizações, despedimentos e encerramentos nos Estados Unidos

Norberto Emmerich    24.Jun.11    Outros autores

Norberto EmmerichUma das vias através das quais o capitalismo procura superar a actual crise é a da destruição de direitos sociais. Este artigo contém importante informação acerca da violência dessa ofensiva de classe nos EUA.

Odiario
Odiario

Rivalidades

Jorge Cadima    23.Jun.11    Outros autores

Jorge CadimaResgate para a banca, afundamento para os povos e os países. É para aqui que vai o dinheiro dos nossos salários e reformas. O grande capital financeiro está a pôr-se a salvo, antes do inevitável colapso que gerou.

Odiario