Artículos de: Enero, 2012

Odiario

Um recorde para a história

Correia da Fonseca    31.Ene.12    Colaboradores

É natural que a penosa situação em que está o senhor Presidente tenha ocupado a atenção dos portugueses. O nosso povo é sensível às situações de pobreza envergonhada. Mas isso não deve desviar a atenção de um outro traço característico dos protagonistas da política de direita: além de hipócritas, são igualmente troca-tintas. Francisco José Viegas é um dos que tem estado mais em evidência nos últimos tempos.

Odiario
Odiario

Acerca do elogio da pobreza

Vaz de Carvalho    30.Ene.12    Outros autores

Para os explorados ficarem obedientes, conformados e trabalharem melhor e mais barato é preciso que se sintam em primeiro lugar culpados de qualquer coisa, seja contra as leis económicas, seja contra os preconceitos sociais, seja como no passado contra os dogmas religiosos.

Odiario
Odiario

A Próxima Guerra na Agenda dos EUA

Paul Craig Roberts    29.Ene.12    Outros autores

Paul Craig RobertsNeste artigo Craig Roberts faz um significativo paralelo histórico: o que estamos a testemunhar é uma repetição da política de Washington para com o Japão na década de 1930, que provocou o ataque japonês a Pearl Harbour. Os saldos bancários do Japão no Ocidente foram apreendidos e o acesso do Japão a petróleo e matérias-primas foi restringido. O objectivo era prevenir ou retardar a ascensão do Japão. O resultado foi a guerra.
Mas é surpreendente que uma tal análise leve no final o autor a apelar ao apoio ao candidato Ron Paul nas próximas presidenciais dos EUA. Por muito maus que sejam os restantes candidatos, a alternativa não é certamente este personagem ultraliberal.

Odiario
Odiario

Stiglitz, ideólogo do capitalismo*

Albano Nunes    28.Ene.12    Outros autores

Albano NunesFalando em Portugal, e um momento particularmente delicado da luta dos trabalhadores e do povo português, Stiglitz colocou-se explicitamente do outro lado da barricada. Aqui fica o registo e o aviso à navegação. Nada de distracções. A social-democracia, seja qual for a sua variante, o que procura é salvar o sistema, não combatê-lo e muito menos superá-lo.

Odiario
Odiario
Nota dos Editores

Obama: Um populismo perigoso

Os Editores    27.Ene.12    Editores
Odiario
Odiario

Todos os que dirigimos devemos ter um comportamento firme perante a indisciplina e o descontrolo nas cobranças e pagamentos

Raúl Castro Ruz    26.Ene.12    Outros autores

O conhecimento deste importante discurso é relevante em muitos aspectos: pela análise aprofundada e frontal que nele é feita das dificuldades com que a Cuba socialista se defronta hoje, com particular destaque para a situação no plano económico e para as questões da corrupção e da criminalidade, em muitos aspectos indissociáveis da persistente acção dos inimigos internos e externos da revolução cubana. Mas, lido no Portugal de hoje, este discurso tem ainda a importância de deixar claro o contraste abissal que existe entre os que enfrentam os grandes problemas nacionais procurando resolvê-los a favor do povo, do progresso social e da independência nacional, e os que, como o governo PSD/CDS, hipotecam servilmente os interesses do povo e do país à ordens do grande capital transnacional.

Odiario
Odiario

Irão: O que está por detrás do embargo Europeu

Anna Malm*    25.Ene.12    Outros autores

Os caminhos da agressão à Síria passam através do Líbano. Os caminhos que estrategicamente agridem o Irão passam através da Síria. Os caminhos que agridem ou afectam estrategicamente a Rússia e a China passam através da Síria e do Irão.

Odiario