Artículos de: Febrero, 2012

Odiario

Lições do Sul para a Europa em crise?

Rémy Herrera*    29.Feb.12    Colaboradores

Rémy HerreraPerante a crise sistémica e os perigos que ela comporta – incluindo o de ver chegar ao poder extremistas de direita – é tempo de as forças progressistas na Europa retomarem a ofensiva, formulando de novo propostas alternativas para uma esquerda radical e internacionalista, orientadas no sentido da reconstrução de projectos sociais e de solidariedades voltadas para o Sul em luta.
Entre os debates urgentes a iniciar figura o da saída da zona euro.

Odiario
Odiario

FARC - A luta continua

O comunicado das FARC sobre a renúncia aos sequestros motivou uma chuva de comentários, interpretando a decisão como prólogo do fim da guerrilha. O andamento da história vai desmentir tais profecias. O comandante Timoleon Jimenez, seu actual comandante-chefe, já informou que a organização revolucionária continuará a sua luta por uma Colômbia livre, democrática e independente.

Odiario
Odiario

A caminho dos altares*

Correia da Fonseca    27.Feb.12    Colaboradores

A indústria cinematográfica hegemónica (ou seja, a dos EUA) há muito participa activamente do esforço de reescrita e de falsificação da história. Agora é a vez da srª Thatcher. O recente filme é um autêntico passo para a beatificação laica da senhora, para a sua condução a imaginários altares. Pelo que parece necessário revisitar a verdade histórica. E vacinarmo-nos assim contra o vírus da selvajaria neoliberal que ele de facto transporta e que pretende, novamente, glorificar.

Odiario
Odiario

Duas notícias sobre a intervenção estrangeira na Síria

La Haine, 23/2/2012    26.Feb.12    Outros autores

Estas duas notícias, cuja fonte é a agência síria Dampress, podem talvez carecer de confirmação mais precisa - que não está ainda disponível - nomeadamente quanto ao número exacto de militares franceses que foram presos em território sírio. Mas fazem todo o sentido, sabendo-se, como se sabe, que a “revolta” síria é comandada, apoiada, armada e justificada pela máquina militar e mediática imperialista. E como está a ser repetida na Síria a intervenção conjunta França-EUA já ensaiada na ocupação da Líbia.

Odiario
Odiario

A desmontagem da «Democracia Representativa» - Num livro de Jean Salem

Jean SalemJean Salem, com o seu livro « Élections, Piège à Cons ? -Que Reste-t-il De La Démocratie ? » (1)dá um contributo valioso para a desmontagem do mito da chamada democracia representativa. Em apenas 104 páginas, o autor consegue imprimir força de evidência a um conjunto de questões que condicionam o futuro da humanidade. Ilumina as engrenagens da falsa democracia, desmonta os mecanismos do circo eleitoral e alerta para o papel que a manipulação mediática representa hoje na estratégia de poder do grande capital.

Odiario
Odiario

Silenciar os Críticos

Paul Craig Roberts    24.Feb.12    Outros autores

A ideia de que os EUA são uma democracia quando não têm, em absoluto, uma imprensa que funcione como um observador atento, é risível. Mas os media não se estão a rir. Estão a mentir. Tal como o Governo, cada vez que os grandes meios de comunicação abrem a boca ou escrevem uma palavra, estão a mentir. De facto, os grandes senhores corporativos pagam aos seus empregados para mentir. É esse o seu trabalho. Se disserem a verdade, passam à história, como foi o caso de Buchanan e Napolitano e Helen Thomas.

Odiario