Artículos de: Mayo, 2012

Odiario

NATO, ameaça à paz mundial!

Por ocasião da Cimeira da NATO em Chicago, 35 partidos comunistas e operários lançaram este apelo comum. A NATO, instrumento do imperialismo, constitui uma enorme e crescente ameaça contra a paz e a segurança mundiais. A luta pela dissolução da NATO é hoje um aspecto central da luta anti-imperialista, uma reivindicação central dos povos de todo o mundo.

Odiario
Odiario

O Partido Comunista da Grécia entre duras batalhas eleitorais

Este importante texto da Secção Internacional do Partido Comunista da Grécia (KKE) traz à memória palavras de Álvaro Cunhal: «Pretender substituir os objectivos de transformação e libertação social e política dos trabalhadores por objectivos reivindicativos no quadro, admitido como inalterável, da democracia burguesa, representa uma identificação de conceitos e objectivos da social-democracia e uma séria abdicação da independência do Partido.
A independência do Partido afirma-se não aceitando tornar-se uma expressão ou um instrumento de uma política burguesa, antes mantendo firme e claramente os históricos objectivos políticos da classe operária».
(Álvaro Cunhal, “O Partido com paredes de vidro”, p. 263)

Odiario
Odiario

SÍRIA: Porta-voz do Governo nega qualquer responsabilidade das forças do governo sírio no massacre de al-Hula

Eba Khattar    29.May.12    Outros autores

A publicação desta notícia da agência Síria SANA poderia não ser mais do que uma modesta tentativa de contrapor outra informação à enxurrada mediática imperialista, e mesmo assim já se justificaria. Mas é também uma oportunidade de denunciar o facto de no vergonhoso coro internacional da direita e da social-democracia - que reclama a repetição na Síria da criminosa operação de ocupação que se verificou na Líbia - participarem igualmente forças que se dizem progressistas e de esquerda, sem escrúpulos de juntarem as suas vozes aos objectivos da dominação e do terrorismo imperialista.

Odiario
Odiario

Um ideal neoliberal: o “Homo Economicus”

Vaz de Carvalho    28.May.12    Outros autores

Os filósofos representaram como um Ideal - o “Homem” – indivíduos que não se veem subordinados à divisão do trabalho (…) Deste modo se concebe este processo como um processo de alienação do “Homem” (Marx – A Ideologia Alemã). (1)

Odiario
Odiario

Bolívia: os fios da conspiração

Marcos Domich    27.May.12    Colaboradores

Marcos DomichA conspiração imperial abrange vários países latino-americanos. O nosso país, todavia, é o alvo imediato, uma vez que é tido como o elo mais fraco da cadeia de países que viraram à esquerda ou simplesmente adoptaram posições progressistas e antimonopolistas.

Odiario
Odiario

O Investimento estrangeiro em Portugal e de Portugal no estrangeiro - feito, na sua maioria, por grupos económicos - são principalmente aplicações financeiras, muitas delas especulativas

Eugénio Rosa    26.May.12    Outros autores

Eugénio RosaA esmagadora maioria do investimento estrangeiro em Portugal são aplicações financeiras, muitas de natureza especulativa, que visam a obtenção de ganhos elevados e rápidos. Também o investimento de grupos económicos “portugueses” no estrangeiro (grupos que deixaram de investir em Portugal) tem, na sua maioria, as mesmas características e objectivos.

Odiario
Odiario

Fascistas*

Filipe Diniz    26.May.12    Colaboradores

Se os fascistas e a extrema-direita ganham força eleitoral nos dias de hoje, é o capitalismo em crise e as suas medidas de bárbara agressão contra os trabalhadores e os povos quem lhes abre caminho. Mas os mais hábeis fascistas são os que não vestem como tal.

Odiario