Artículos de: Junio, 2012

Odiario

Abençoado*

Anabela Fino    30.Jun.12    Outros autores

Anabela FinoNa UGT já está tratada a sucessão de João Proença. Na central amarela, depois de figuras do calibre de Torres Couto e Proença, só poderia ocupar o lugar um “sindicalista” igualmente invertebrado. A eleição está antecipadamente garantida, e não se trata apenas do habitual arranjo partidário nos bastidores da “independente” central. O grande capital, pela voz de um dos seus mais destacados representantes, já deu o seu patrocínio.

Odiario
Odiario

A história é o inimigo quando as psy-ops se tornam notícia

John Pilger    27.Jun.12    Outros autores

O New York Times publicou recentemente um artigo que documenta como Obama selecciona pessoalmente as vítimas dos seus ataques drone por todo o mundo. Não se trata nem de uma fuga nem de uma revelação, mas de uma matéria de relações públicas concebida pela administração Obama para mostrar num ano de eleição quão duro o “comandante em chefe” pode ser. Se reeleito, a Marca Obama continuará a servir a riqueza, a perseguir os que dizem a verdade, a ameaçar países, a propagar vírus de computador e a assassinar pessoas todas as terças-feiras.

Odiario
Odiario

O inexplicado caso do dinheiro volátil

Correia da Fonseca    26.Jun.12    Colaboradores

O Norberto muito se espanta, e bem mais que isso, muito se indigna, quando agora aparecem na televisão uns senhores bem-falantes e muito sábios a avisá-lo de que pode muito bem acontecer que um dia destes a sua pensão de reforma, alcançada ao cabo de 50 anos de duros trabalhos, não possa ser-lhe paga. Por não haver dinheiro, sobretudo se os senhores Mercados se zangarem. Mas que fez o Estado ao dinheiro que Norberto tão duramente descontou?

Odiario
Odiario

Cúpula dos povos na Rio +20 por justiça social e ambiental
Em defesa dos bens comuns, contra a mercantlização da vida
Declaração Final

Ao mesmo tempo que decorria a Conferência RIO+20 reuniu-se uma ampla Assembleia, a Cúpula dos Povos. Enquanto as instituições financeiras multilaterais, as coligações ao serviço do sistema financeiro - como o G8/G20 - e a maioria dos governos demonstraram irresponsabilidade para com o futuro da humanidade e do planeta e promoveram os interesses das corporações na conferência oficial, a vitalidade e a força das mobilizações e dos debates na Cúpula dos Povos confirmou que é no povo organizado e mobilizado que reside a força capaz de libertar o mundo do controlo das corporações e do capital financeiro.

Odiario
Odiario

Paraguai: outro golpe engendrado pelo Império

Carlos Aznárez*    24.Jun.12    Outros autores

Carlos AznárezO golpe de palácio que derrubou o presidente Lugo não é apenas produto de uma manobra dos sectores mais retrógrados da política local, firmemente ancorados nas ideias da ditadura stroessnista, que governou o país durante 35 anos e prolongou a sua presença nos governos que lhe sucederam. Surge também como resultado de uma estratégia ofensiva que o imperialismo norte-americano vem desenvolvendo em todo o continente.

Odiario
Odiario

Banco de Portugal entra na campanha ideológica da direita para baixar os salários em Portugal e também no ataque aos sindicatos

Eugénio Rosa*    23.Jun.12    Outros autores

Eugénio RosaO Banco de Portugal é um banco público pago pelos portugueses. Tem por função supervisionar o sistema financeiro. Por falta de competência ou por ter pactuado, é também responsável por casos como o BPN e BPP que já custaram aos contribuintes portugueses mais de 5.000 milhões de euros.
Mas faz mais: na sua diligente publicação de “working papers” toma parte activa na campanha ideológica da direita para baixar ainda mais as condições de vida dos trabalhadores portugueses.

Odiario