Artículos de: Julio, 2012

Odiario

A terceira onda da crise: o capitalismo no olho do furacão - desarticulação monetário-financeira, depressão prolongada e lutas sociais

Edmilson Costa*    31.Jul.12    Outros autores

Edmilson CostaAs crises são fenómenos imanentes do sistema capitalista, oriundas da contradição central entre o caráter social da produção e a apropriação privada dos seus resultados e ocorrem com periodicidade regular desde os primórdios deste modo de produção. As crises não têm origem monocausal. Resultam das contradições gerais do sistema: não tem origem no subconsumo, não é crise de desproporção entre os diversos sectores de produção, não é crise em função da queda da taxa de lucro, da especulação financeira ou qualquer outro fator isoladamente. A crise é a fusão das contradições que se acumulam ao longo do ciclo, muito embora se possam expressar mais acentuadamente em uma ou outra variável específica.

Odiario
Odiario

Os offshore não têm pátria*

Filipe Diniz    29.Jul.12    Colaboradores

Enquanto o capitalismo em crise desenvolve uma brutal ofensiva contra os direitos dos trabalhadores e dos povos, só os 10 maiores bancos privados mundiais - incluindo os suíços UBS e Credit Suisse e o inevitável Goldman Sachs – movimentaram para offshores em 2010 mais de 4 triliões de libras, um acréscimo explosivo em relação aos 1,5 triliões que tinham movimentado em 2005.

Odiario
Odiario

Síria: ‘mudança de regime’ e o smart power de Hillary Clinton

M K Bhadrakumar [*]    27.Jul.12    Outros autores

A emergência de Israel, que sai da paisagem de fundo, só pode significar uma coisa: que a crise síria encaminha-se para a fase decisiva. Acenderam-se as luzes no palco de operações, e começou a operação de esculpir a Síria. O que vem aí não será bonito de ver. O paciente não será anestesiado, e o cirurgião-chefe prefere liderar dos bastidores, enquanto seus capangas fazem o serviço sujo.

Odiario
Odiario

Irresponsável*

Filipe Diniz    26.Jul.12    Colaboradores

Perante a situação aflitiva com que estão confrontadas todas as entidades e todos os intervenientes na área cultural, só um provocador poderia afirmar que, na Cultura «ainda não se atingiu o limite [dos cortes] a partir do qual não é possível trabalhar mais».

Odiario
Odiario

À Beira do Delírio

Correia da Fonseca    26.Jul.12    Colaboradores

O governo anunciou novas medidas no “combate à evasão fiscal”. Atacando a colossal fuga ao fisco através dos offshores? Não. Através da meticulosa exigência de “a cada bica, sua factura”.

Odiario
Odiario

A estrumeira*

Jorge Cadima    25.Jul.12    Outros autores

Uma das consequências do colossal predomínio do capital financeiro na actual fase do sistema capitalista é a generalização de acções fraudulentas visando o empolamento dos lucros das operações que empreendem. O dado mais actual é a informação de que os bancos britânicos (a “City”) forneceram informações falsas ao longo de anos.

Odiario