Artículos de: Agosto, 2012

Odiario

Pare, escute e olhe*

Aurélio Santos    31.Ago.12    Outros autores

O agiotismo, que até na Idade Média era crime, passou a ser virtude. Os bancos (a quem é atribuído o heterónimo de “os mercados globais”) vão buscar o dinheiro ao BCE à taxa de 1%, e emprestam-nos a taxas que têm rondado os 10%. E os Estados pagam esse saque com o dinheiro dos contribuintes, sustentando um processo de reprodução capitalista cada vez mais parasitário.

Odiario
Odiario

O Futuro da Amérika é a Morte

Paul Craig Roberts*    30.Ago.12    Outros autores

O ângulo a partir do qual Paul Craig Roberts analisa a realidade não é o do diário.info. Mas que um comentador informado como ele é afirme que “O estado policial que está em construção na América da “liberdade e democracia” não tem paralelo na história. Quando os únicos terroristas são farsantes organizados pelo FBI, é evidente que o propósito do estado policial não é proteger os americanos de terroristas muçulmanos. O objetivo é aterrorizar os cidadãos americanos”, uma tal afirmação merece certamente leitura.

Odiario
Odiario

As confissões do general*

José Casanova    27.Ago.12    Outros autores

José CasanovaSe um ex-alto responsável confirma, em tribunal, o verdadeiro papel do narco-fascista Uribe num criminoso processo de assassínios em massa e tráfico de droga, a probabilidade de termos conhecimento desse facto através dos media dominantes é muito reduzida. Eles são a voz do dono imperialista, que os manda dizer que a Colômbia é um “exemplo de democracia e dos direitos humanos”.

Odiario
Odiario

No reino do disparate…*

Aurélio Santos    26.Ago.12    Outros autores

O que a troika nacional PS/PSD/CDS tem feito ao longo destes anos é tratar da sua vidinha, garantir o seu futuro e o dos amigos. O País e o povo, parafraseando o primeiro-ministro – «que se lixem»!

Odiario
Odiario

Social-democracia - Notas sobre um percurso desonroso*

Albano Nunes    25.Ago.12    Outros autores

Albano NunesAo procurar responder à pergunta «o que é a social-democracia hoje?» há uma questão prévia de lucidez e pura higiene mental: rejeitar liminarmente a caracterização desta corrente política como força «de esquerda» e, do mesmo passo, rejeitar uma «unidade de esquerda» que, em nome de um pretenso combate a uma direita «ideológica» e «ultraliberal», apenas serviria para atrasar a unidade necessária e iludir questões de fundo da luta de classes.

Odiario
Odiario

Lições de Marikana

Carlos Lopes Pereira    24.Ago.12    Colaboradores

Carlos Lopes PereiraOs trágicos acontecimentos na mina de platina de Marikana, na África do Sul, em que a violência, nomeadamente das forças policiais, causou dezenas de mortos e feridos, requerem informação e análise profunda. A união sindical Cosatu e o Partido Comunista Sul-africano, aliados do ANC (agora no poder) desde os tempos da luta contra o apartheid, apontam como principais causas as condições de miséria dos trabalhadores explorados por empresas que obtêm lucros fabulosos com a riqueza mineira. São essas condições que deixam espaço às manobras para dividir e enfraquecer os sindicatos unitários de classe fomentadas pelo patronato e por forças demagógicas e populistas. Sem a superação dessas causas, não existirá garantia de que novas explosões de violência não voltarão a verificar-se.

Odiario