Artículos de: Septiembre, 2012

Odiario

O Fastio

Correia da Fonseca    30.Sep.12    Colaboradores

Mesmo quando parecem informar, as televisões escolhem cuidadosamente o que querem mostrar, por exemplo de uma grande manifestação de massas. É o genuíno protesto? É o repúdio pela política do governo por parte de muita gente que há tão poucos meses votara nos partidos que o compõem? Não. É no “apartidarismo” e no “anti-partidarismo” de alguns. Porque os interesses ao serviço de quem existem sabem muito bem que o perigo não é o protesto. O perigo é o protesto organizado.

Odiario
Odiario
Os bolcheviques e a Revolução de Outubro

Introdução às Actas do Comité Central do Partido Operário Social-Democrata Russo (b)
(Agosto de 1917 a Fevereiro de 1918)

Giuseppe Boffa*    29.Sep.12    Outros autores

Publicamos hoje a importante introdução de Giuseppe Boffa à recompilação das actas do Comité Central do Partido Bolchevique entre os VI e VII Congressos.
Os documentos são mais de 300 páginas de actas (46) das reuniões do CC do POSDR (b) realizadas entre 17 de Agosto de 1917 e 25 de Fevereiro de 1918, os anexos a estas, e ainda as indispensáveis notas que, pela sua extensão, não será possível editar em odiario.info.
O texto de Giuseppe Boffa é não só um indispensável guia de estudo, o que seria suficiente para justificar a sua publicação, como uma preciosa ajuda ao esclarecimento fundamentado de factos, personagens da revolução e seu papel nos acontecimentos que constituem o que Giuseppe Boffa classifica como a «página mais importante de todo o movimento operário e o ponto mais alto até agora alcançado por toda a história humana».

Odiario
Odiario

Os Bolcheviques e a Revolução de Outubro

Odiario.info publicará amanhã um texto para o qual, pela sua importância, chamamos a atenção dos nossos leitores: a Introdução que o historiador comunista italiano Giuseppe Boffa escreveu para as «Actas das reuniões do Comité Central do Partido Operário Social-democrata Russo (bolchevique)» realizadas entre Agosto de 17 e Fevereiro de 1918 (datas do calendário gregoriano). Nenhum revolucionário poderá deixar de partilhar a afirmação de Boffa de que os acontecimentos daqueles meses entre o VI e o VII Congressos do Partido Bolchevique ficaram a assinalar «o ponto mais alto de toda a história humana».

Odiario
Odiario

“Estamos dispostos a buscar a Paz”

Carlos Lozano    27.Sep.12    Outros autores

Timoleón JiménezTimoleón Jiménez, comandante-em-chefe do Estado Maior Central das FARC-EP, é a cabeça visível do lendário movimento guerrilheiro, hoje comprometido na busca da paz democrática, mediante um novo diálogo com o Governo Nacional. É a continuidade de uma orientação da guerrilha das FARC-EP. Já o havia dito Manuel Marulanda ao VOZ, durante os diálogos de Caguán: “A paz é uma bandeira dos revolucionários”.

Odiario
Odiario

A indignação popular e o coro do medo

A revolta torrencial das massas contra a política do Governo Passos-Portas, fenómeno social altamente positivo, colocou este na defensiva. Mas, recordando outra vez ensinamentos de Lénine, torna-se indispensável tomar consciência que é dever indeclinável de um partido revolucionário organizar as massas, assumir na luta o papel de vanguarda. Só a organização e a persistente continuidade farão com que acções como as grandes manifestações de protesto dos últimos dias possam configurar uma ameaça concreta ao sistema de poder vigente.

Odiario
Odiario

CGTP-IN apresenta alternativas para evitar sacrifícios e a destruição da economia

CGTP-IN    25.Sep.12    Outros autores

O crescendo da resistência de massas e a sucessiva formulação de propostas concretas por parte do movimento sindical unitário e das forças políticas em oposição à política de desastre imposta pelas troikas nacional e estrangeira anularam as duas linhas fundamentais de defesa do governo Passos-Portas: a de que as suas brutais medidas eram compreendidas e aceites pelo povo, e de que não existe alternativa para essas medidas.
Pela sua importância e oportunidade, publicamos as propostas da CGTP-IN ao chamado “conselho de concertação social”. A CGTP-IN propõe quatro medidas concretas, destinadas a aumentar as receitas fiscais. São baseadas em três pressupostos essenciais: respeitar o preceito constitucional do princípio da equidade; obter receitas fiscais de modo a conciliar a redução do défice e da dívida pública com o crescimento económico e com a justiça social; rejeitar quaisquer cortes salariais, seja por via do aumento da Taxa Social Única (TSU) para os trabalhadores, seja por quaisquer outras medidas que incidam sobre os rendimentos do trabalho ou visem penalizar ainda mais as pensões e reformas.

Odiario
Odiario

O apartheid na África do Sul não morreu

John Pilger    24.Sep.12    Outros autores

A teoria racista do “desenvolvimento separado” seguiu uma linha que vai dos primeiros monopólios da De Beers até à Marikana de hoje. Inspira-se numa ordem global dos “livres mercados” mantida pela força.

Odiario