Artículos de: Octubre, 2012

Odiario

A doutrina Rumsfeld
Alta tecnologia e privatização da guerra

Javier Couso*    31.Oct.12    Outros autores

Javier CousoO importante do pensamento de Rumsfeld sobre a condução da guerra não é tanto o conceito estratégico mas a sua aplicação táctica, assente na fusão da alta tecnologia com o pensamento neoliberal de privatização de áreas e recursos que na concepção do Estado-nação tradicional estavam exclusivamente nas mãos do Estado.

Odiario
Odiario

Considerações urgentes e pertinentes sobre um domingo que não mudará o País

Carlos Morais    30.Oct.12    Outros autores

Carlos MoraisUma reflexão sobre os resultados das recentes eleições autonómicas na Galiza: houve mudanças no quadro eleitoral, parte das quais negativas. Mas o essencial é que essas alterações nem acrescentaram nada de novo à luta popular, nem alteraram a questão de fundo: as batalhas decisivas travar-se-ão nas empresas, nas escolas e nas ruas.

Odiario
Odiario

Os Comentadores no seu labirinto

Vaz de Carvalho    29.Oct.12    Outros autores

A situação atual torna claro que as hostes neoliberais não têm fronteiras nos partidos. As diferenças que exibem os responsáveis dos partidos da troika, PS – PSD – CDS, fazem parte do proselitismo eleitoralista. Em qualquer deles encontramos na prática apenas com algumas nuances as diferenças entre empedernidos que querem cumprir integralmente o memorando (de agressão) da troika e os baralhados que querem alguma revisão.

Odiario
Odiario

A ideologia e as seitas

Filipe Diniz    28.Oct.12    Colaboradores

A presença crescente nas eleições de diversos países de candidaturas apoiadas por formações “religiosas” é apenas uma face mais visível do papel instrumental que estas desempenham, em particular no quadro da actual crise geral do capitalismo. A componente “religiosa” da ideologia dominante continua a constituir um dos mais eficazes instrumentos da opressão de classe.

Odiario
Odiario

EUA: poder e dinheiro na urna*

André Levy    27.Oct.12    Colaboradores

André Levy Na proximidade das eleições presidenciais nos EUA, vem a propósito apontar dois traços marcantes do funcionamento da “democracia à americana”: o financiamento «desregulado, não declarado, ilegal e opaco» de algumas campanhas, e a legislação orientada no sentido de excluir do voto parte significativa dos eleitores, em particular das camadas mais desfavorecidas e dos jovens.

Odiario
Odiario

Partido Comunista da Venezuela não promoverá alianças com a oligarquia, mas sim com todo o povo

Oscar Figuera*    26.Oct.12    Outros autores

Oscar FigueraA propósito deste texto sobre a política de unidade do Partido Comunista da Venezuela, em resposta aos apelos a uma unidade com líderes de sectores que apoiaram Capriles, o secretário-geral do Partido Comunista da Venezuela, Oscar Figuera, acrescentou «Nós gostaríamos de ter uma reunião com o Presidente Chávez para discutir estas coisas»

Odiario
Odiario

Economia real versus economia virtual. O ultraliberalismo global e a crise europeia.

Manuel Duran Clemente
Assiste-se a uma espécie de golpe de estado planetário. A globalização liberal não é liderada pelos Estados, substituídos pelas empresas gigantes enquanto, quer a Norte quer a Sul, recrudescem os flagelos sociais. A globalização liberal não é comandada pelos Estados, mas com ela convivem bem certos dirigentes ou “leaders” de alguns países, como infelizmente está acontecendo (ou tem acontecido) no nosso país.

Odiario