Artículos de: Diciembre, 2012

Odiario

Itália: Um ano depois, Monti e regresso à casa de partida

Rossana Rossanda    31.Dic.12    Outros autores

O governo “técnico” de Monti, em Itália, prepara-se ao que parece para sair de cena e dar lugar a eleições. Mas o cenário do seu regresso após as eleições é muito verosímil. Tomou posse para pôr em ordem as contas públicas. Passado um ano, as contas públicas estão pior. Mas estão também pior os salários e os direitos dos trabalhadores e os rendimentos dos pensionistas, os direitos sociais. Em Itália ou em Portugal, executado por “técnicos” ou por “políticos”, é o mesmo ajuste de contas com as conquistas dos trabalhadores e dos povos que está em causa.

Odiario
Odiario

O futuro e os provérbios*

Filipe Diniz    30.Dic.12    Colaboradores

Se, em sucessivos governos da política de direita, cada um parece pior do que o anterior, isso não torna melhores os antecedentes. Porque cada um, de Soares a Coelho foi, em cada momento concreto, o pior que as condições existentes permitiam.

Odiario
Odiario

440.000 pensionistas vão pagar IRS sobre a contribuição extraordinária de solidariedade, ou seja, de um rendimento que não recebem

Eugénio Rosa    29.Dic.12    Outros autores

Eugénio RosaO assalto aos rendimentos dos portugueses intensificar-se-á em 2013. Como consequência do confisco do subsídio de férias aos pensionistas (90%) e aos trabalhadores da Função Pública; do corte de remunerações a estes últimos; da Contribuição Extraordinária de Solidariedade sobre os pensionistas; da nova Tabela de IRS e da sobretaxa de IRS aprovada pelo governo e pelo PSD e CDS na Assembleia da República verificar-se-á, em 2013, uma redução significativa no rendimento líquido disponível dos pensionistas, dos trabalhadores da Função Pública e dos trabalhadores do sector privado. E os pensionistas vão ser os mais atingidos.

Odiario
Odiario

Heróis do povo e heróis dos media*

Carlos Lopes Pereira    28.Dic.12    Colaboradores

Carlos Lopes PereiraNo recente congresso do ANC - tripla aliança que integram - os comunistas sul-africanos reafirmaram que as classes trabalhadoras, em conjunto com outras forças progressistas, devem assumir a continuidade e o aprofundamento da revolução democrática nacional na África do Sul. A tarefa é complexa, e mais tarde ou mais cedo colocará questões centrais que decidirão o rumo do desenvolvimento económico e do combate contra as desigualdades sociais.

Odiario
Odiario

China, Rússia e o segundo advento de Obama

M K Bhadrakumar*    27.Dic.12    Outros autores

“O segundo mandato de quatro anos de Barack Obama como presidente dos EUA ficará marcado pela contagem regressiva final da emergência da China como superpotência. A dinâmica de poder na Asia-Pacífico converte-se no modelador crucial deste processo histórico. “

Odiario
Odiario

Os ataques sobre Fallujah e Bassorá

Enquanto o imperialismo abre novas frentes de guerra, para muitas famílias do Iraque a guerra e o sofrimento nunca terminaram. Sofrem, e continuarão a sofrer, as consequências dos ataques com fósforo branco e uranio contidos nas armas utilizadas pela Grã-Bretanha e pelos Estados Unidos no devastador ataque sobre as cidades iraquianas de Fallujah e Bassorá durante o ano de 2003.

Odiario
Odiario
Entrevista a Noam Chomsky:

“O desenvolvimento comunitário e a criação de empresas cooperativas geridas pelos seus trabalhadores são avanços revolucionários”

Nesta entrevista a Tiempo Argentino, Chomsky reflecte sobre o problema da concentração dos media na América Latina, sobre os movimentos (Occupy e outros) que vêm dando sinais de potencial mudança na sociedade dos EUA, sobre a importância relativa das “redes sociais”.

Odiario