Artículos de: Febrero, 2013

Odiario

A questão da soberania nacional na História do Capitalismo português*

João Vilela    28.Feb.13    Outros autores

João VilelaUm dos traços característicos das classes dominantes em Portugal, com continuidade particular em todos os momentos de crise histórica, é o da aliança com o exterior contra o interesse nacional e popular. Assim sucedeu desde finais da Idade Média até aos dias de hoje. Esta comunicação, apresentada na Conferência Nacional “Em defesa de um Portugal soberano e desenvolvido” realizada no passado sábado, coloca com justeza uma questão central: “nenhuma luta emancipatória das classes populares e antimonopolistas pode deixar de ser, também, uma luta pela soberania nacional”.

Odiario
Odiario

As ideias transformam-se em forças quando as massas as assumem

O povo é o agente das grandes rupturas históricas. Mas para que ele se assuma como sujeito é imprescindível um nível de consciência politica hoje insuficiente em Portugal. Não estamos no limiar de uma situação pré-revolucionária; longe disso. Os tempos são sombrios e no horizonte próximo esboçam-se novas agressões ao povo por um governo de contornos fascizantes.
Mas paralelamente a resistência popular crescerá em torrente. Uma certeza: as massas derrotarão nas ruas e nos locais de trabalho o projeto da ditadura da burguesia.

Odiario
Odiario

¡Que abram as portas das prisões!

Joaquín Pérez Becerra
Joaquín Pérez Becerra, director de ANNCOL, está há quase dois anos preso numa cadeia colombiana. Preso político, partilha as desumanas condições prisionais com mais de 110 mil outros detidos. Como afirma, “a prisão é um reflexo do resto da sociedade colombiana”.

Odiario
Odiario

Rússia e China lidam com o futuro do Mali

No Conselho de Segurança da ONU a Rússia e a China transigiram com a agressão à Líbia, condenaram a agressão à Síria, e agora não se pronunciam claramente acerca de intervenção francesa no Mali. Interpretar este lamentável ziguezague ajuda a compreender melhor a complexidade da evolução da situação mundial, e a crescente ambição da ofensiva imperialista em curso.

Odiario
Odiario
Documentos

Governo continua a atacar as PME

CPPME    24.Feb.13    Outros autores

Odiario
Odiario
Entrevista com Aleka Papariga

Aliança Popular - O povo no poder
O Socialismo é necessário e actual

No passado dia 22 de Fevereiro os trabalhadores gregos, convocados pelo PAME, realizaram uma significativa Greve Geral - a 24º - e realizaram manifestações e concentrações de massas em 70 cidades da Grécia. O KKE, que deu início à fase final da preparação do seu 19º Congresso, desempenha um papel determinante na combativa, prolongada e difícil resistência dos trabalhadores e do povo grego. É oportuna, portanto, a publicação desta entrevista de Aleka Papariga sobre as Teses agora postas à discussão.

Odiario
Odiario

Comunismo: um gigantesco processo de emancipação ainda longe de concluído

Domenico Losurdo [*]    22.Feb.13    Colaboradores

Domenico LosurdoAproxima-se o centenário da grande revolução de Outubro. Como acontece muitas vezes com revoluções, aquela principiada há aproximadamente um século seguiu um percurso completamente imprevisto. Estamos em todo caso na presença de um gigantesco processo de emancipação que modificou a face da Terra e que está bem longe de ter chegado à sua conclusão.

Odiario