Artículos de: Mayo, 2013

Odiario

Novo escândalo atinge o FMI

Eduardo Febbro    31.May.13    Outros autores

Depois do escândalo sexual que custou o posto ao ex-director gerente do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Khan, a actual responsável pelo organismo, a ex-ministra francesa da economia Christine Lagarde, compareceu por duas vezes na Corte de Justiça da República para prestar esclarecimentos num caso em que está envolvida, juntamente com o empresário Bernard Tapie. O Ministério Público acusa Lagarde de “cumplicidade na falsidade de documento público e malversação de recursos públicos”.

Odiario
Odiario

O papel doEstado e as finanças públicasna captação e distribuição de recursos

Julio C. Gambina    30.May.13    Colaboradores

O desenvolvimento capitalista contemporâneo é impensável sem o papel do Estado. É uma questão assumida com a crise, inclusivamente antes da grande depressão de 1930 e que agora, com a eclosão da crise mundial em 2007/8 reaparece com intensidade e muita força.

Odiario
Odiario
Documentos

Teses do Comité Central do Partido Comunista da Grécia (KKE) ao XIX Congresso de 11-14 de Abril de 2013

KKE    29.May.13    Outros autores

Numa altura em que a burguesia europeia trabalha afanosamente para ressuscitar a “esquerda social-democrata”, incluindo a aberta cooptação de forças como o PEE, o Syriza e outras, é oportuno ler as Teses do CC ao recente Congresso do Partido Comunista da Grécia (KKE). Publicando-as, recordamos uma opinião tantas vezes expressa por Álvaro Cunhal: a de que cada partido comunista deve procurar assentar a sua acção na base da sua própria experiência, análise e reflexão, ao mesmo tempo que deve procurar aprender com experiências de outros partidos, com a experiência do movimento comunista, com a sua história – certamente feita de acertos e de erros – de dedicação sem limites à causa dos trabalhadores.

Odiario
Odiario

Marxismo, uma filosofia da praxis para a revolução

Jean Salem*    28.May.13    Colaboradores

Nos nossos dias a atmosfera de mercantilização generalizada dos objectos e dos seres humanos facilita-nos mais uma vez a compreensão imediata do texto do Manifesto. Definitivamente, há muitas coisas que poderemos encontrar em Marx adaptando-as, claro está, à nossa própria época. Por isso é que o marxismo se mantém, como filosofia, inultrapassável do nosso tempo.

Odiario
Odiario

A escola charter nos EUA*

António Santos    26.May.13    Outros autores

As escolas charter nos EUA são escolas financiadas com dinheiros públicos mas geridas por «Empresas de Educação» privadas. Criadas para gerar lucro e competir directamente com a Escola Pública, em meados dos anos 90 as escolas charter contavam-se pelos dedos. Hoje são cerca de 6000 por todo o país, com mais de 1.5 milhões de alunos. São um instrumento de privatização do sistema de ensino e de exclusão dos mais pobres e dos filhos das camadas socialmente marginalizadas. São um emblema do sistema que o ministro Crato tanto admira.

Odiario
Odiario

Citações*

José Casanova    25.May.13    Outros autores

José CasanovaNum Portugal em que a classe dominante cavalga em direcção ao passado já nem falta uma primeira figura do Estado cada vez mais parecida, na mediocridade e no ridículo, com o seu antecessor Américo Tomás. A História reservará aos dois um lugar semelhante.

Odiario