Artículos de: Junio, 2013

Odiario
Entrevista com João Pedro Stedile, coordenador do MST

O significado e as perspectivas das mobilizações de rua no Brasil

As grandes movimentações de massa que se vêm verificando no Brasil são sobretudo manifestações de jovens. Para João Pedro Stedile a juventude mobilizada, pela sua origem de classe, não tem consciência de que está participando de uma luta ideológica. Assim, estão sendo disputados pelas ideias da direita e da esquerda.

Odiario
Odiario

O PRISM e a ascensão de um novo fascismo

John Pilger    29.Jun.13    Outros autores

A revelação de que Washington utilizou a Google, Facebook, Apple e outros gigantes da tecnologia do consumidor para espionar quase toda a gente é uma nova evidência da forma moderna de fascismo. Tendo nutrido fascistas tradicionais por todo o mundo – desde a América Latina à África e à Indonésia – o génio libertou-se e voltou para casa. Entender isto é tão importante quanto entender o abuso criminoso da tecnologia.

Odiario
Odiario

O legado da ditadura (1976-1983)

Julio Gambina*    27.Jun.13    Colaboradores

Uma das mais prolongadas consequências da ditadura genocida na Argentina resulta da «destruição» de sujeitos da mudança social e política, um fenómeno que começa a reverter-se na Nossa América neste começo do século XXI. O que entra em choque com uma ordem económica, social, política e cultural construída a partir daquela experiência sustentada no terrorismo de Estado.

Odiario
Odiario

Marxismo e o carácter social da China

Fred Goldstein    26.Jun.13    Outros autores

Fred Goldstein A forma como a China enfrentou a crise capitalista que eclodiu em 2007-2008 constitui um elemento chave para a compreensão de qual o traço prevalecente na sua complexa estrutura económica e social. O rendimento nacional cresceu, o consumo aumentou e o desemprego foi superado, enquanto o mundo capitalista se afundava no desemprego, na austeridade, na recessão, na estagnação, no baixo crescimento e na miséria crescente. E isso sucedeu por que as estruturas de carácter socialista - planeamento nacional, empresas estatais, bancos estatais e decisões políticas do Partido Comunista Chinês – são, apesar dos aspectos contraditórios da evolução dos diferentes sectores da economia, aquelas que são ainda dominantes.

Odiario
Odiario

Origem e declínio do capitalismo

Jorge Beinstein*    25.Jun.13    Outros autores

Neste importante texto Jorge Beinstein disserta sobre a origem e o declínio do capitalismo para, depois de constatar que não vivemos apenas uma crise violenta e profunda do capitalismo mas a longa etapa senil da sua irreversível decadência, concluir: «Não há outro capitalismo possível: o que abre a perspectiva do pós-capitalismo, instala dramaticamente a sua necessidade histórica».

Odiario
Odiario

“Até Amanhã, Camaradas”, uma lição política habitada por humanos

John Catalinotto    23.Jun.13    Destaques

O odiario.info prossegue a publicação de testemunhos acerca da figura de Álvaro Cunhal no ano do seu centenário. Num belo artigo, John Catalinotto aborda o romance que é a mais notável realização literária de Álvaro Cunhal/Manuel Tiago. E que é também, seguramente, uma das grandes narrativas da literatura universal sobre a acção revolucionária do proletariado.

Odiario
Odiario
Nota dos Editores

No Brasil as massas alarmam o poder

Os Editores    23.Jun.13    Editores

Odiario