Artículos de: Julio, 2013

Odiario

Comando Sul
Como operam os Estados Unidos na América Latina

Adrián Murano (Revista Veintitrés)As revelações resultantes dos documentos que Edward Snowden divulgou acerca do sistema de espionagem global montado pelos EUA são mais uma peça para a compreensão do colossal sistema de ingerência na vida interna de países soberanos que o imperialismo organizou. Na América Latina, e no chamado Terceiro Mundo em geral, a USAID é outra peça fundamental dessa engrenagem.

Odiario
Odiario
Entrevista com João Pedro Stedile

“Se não viabilizarmos uma constituinte, entraremos numa crise política prolongada”

“A única saída política a curto prazo é lutarmos pela convocação de uma constituinte exclusiva para promover as reformas políticas que abrirão espaço para as necessárias reformas estruturais.”

Odiario
Odiario

O espelho búlgaro

Txente Rekondo(Gara)Estes 23 anos representam para a Bulgária o caminho de uma suposta «democracia de recorte liberal e ocidental», o livre mercado, as privatizações selvagens, a austeridade económica e os desejos da elite de pertencer ao clube da União Europeia. É hoje um dos países mais empobrecidos do continente, com condições de vida muito medíocres e com uma corrupção estrutural. As empresas estatais foram liquidadas. A substituição do monopólio estatal no sector energético pelo das companhias privadas que operam sem qualquer regulação estatal e que sobem os preços à sua vontade produziu os primeiros protestos de Fevereiro.

Odiario
Odiario

Ideologia e realidade*

Filipe Diniz    28.Jul.13    Colaboradores

Se há comportamento que ilustra, mais uma vez, o carácter reaccionário do discurso idealista, é a insistência – em nome da “ajuda financeira”, da “salvação nacional” ou de coisas semelhantes – nas receitas que a única coisa que ajudam e salvam são os lucros do grande capital.

Odiario
Odiario

Israel nuclear: a arma clandestina

Frederico CarvalhoAinda que a posição continuada dos sucessivos governos de Israel tem sido até hoje a de não confirmar nem desmentir a posse da arma nuclear, amigos e inimigos do Estado israelita considerem há já várias décadas que Israel é um estado nuclear. E é o principal aliado do imperialismo na zona onde os conflitos armados se sucedem e ameaçam alargar-se.

Odiario
Odiario

As incríveis eleições no Mali*

Carlos Lopes Pereira    26.Jul.13    Colaboradores

Não será com simulacros eleitorais, com golpes de estado, com ameaças à integridade territorial, com intervenções militares e com a presença de tropas estrangeiras que o Mali e outros países africanos se emanciparão da dominação imperialista.

Odiario
Odiario

As FARC capturam um marinheiro estado-unidense perito em explosivos e com experiência de guerra no Afeganistão

Dick Emanuelsson*    25.Jul.13    Outros autores

ANNCOL / 2013-07-20 / Guerrilheiros das FARC capturaram há um mês um soldado profissional norte-americano. Apesar de que os Estados Unidos têm três guerrilheiros presos nos EUA, as FARC dizem estar dispostas a entregar o militar a “uma comissão humanitária integrada pela Senadora Piedad Córdoba, um delegado da comunidade de Saint Egídio e pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha”(1).

Odiario