Artículos de: Noviembre, 2013

Odiario

Fascismo nos Estados Unidos? O Caso do Tea Party. 

Vicenç Navarro*    30.Nov.13    Outros autores

Quando vemos as características e a actuação prática do actual poder nos EUA, pode custar a crer que haja sectores da direita norte-americana que se lhe oponham de forma radical. Mas existem, como sucede com a extrema-direita organizada no Tea Party, cujos membros estão na sua maioria convencidos de que Obama quer instaurar o socialismo nos EUA.

Odiario
Odiario

Um relatório elaborado pela Câmara de Comercio dos EUA em Espanha reconhece que as Ilhas Canárias “reforçaram o seu papel como base estratégica para as empresas norte-americanas”

Os Editores    29.Nov.13    Outros autores

A USAID, inequivocamente identificada como braço “humanitário” da CIA, instalou-se nas Ilhas Canárias com o subserviente acordo do governo de Rajoy. O imperialismo coloca os seus peões onde o deixam: o governo de direita em Espanha como os governos da política de direita em Portugal.

Odiario
Odiario

Um dirigente comunista de projecção internacional que ultrapassa as fronteiras do século XX

Severino Menéndez*    28.Nov.13    Destaques

Para os comunistas de todo o mundo este centenário é um momento de homenagem necessária, mas também uma nova oportunidade de compartilhar e entender o exemplo e a obra de um homem que, perante os avanços e retrocessos dos processos revolucionários, soube manter a perspectiva no objectivo do socialismo e do comunismo e a confiança na classe operária e na capacidade desta em realizar a sua missão histórica.

Odiario
Odiario

Alguns traços do oportunismo na América

O oportunismo, reformismo e revisionismo procuram actualmente, num discurso renovado, os velhos objectivos de separar a classe operária e os seus partidos comunistas dos fundamentos do marxismo, da luta revolucionária contra o capitalismo, do princípio da ditadura do proletariado, do papel revolucionário da classe operária e o seu partido de vanguarda na revolução socialista e na construção do socialismo-comunismo.

Odiario
Odiario

Álvaro Cunhal e as lutas em África*

Carlos Lopes Pereira    25.Nov.13    Colaboradores

Carlos Lopes Pereira“A via de desenvolvimento não capitalista para os países de África e a edificação de sociedades socialistas nesse continente não só é possível como é a única opção a médio e a longo prazo para que os povos africanos possam assegurar o desenvolvimento económico e social correspondente aos seus interesses e aspirações.”

Odiario
Odiario

Simulacros*

Filipe Diniz    24.Nov.13    Colaboradores

Por detrás de muita da opinião reaccionária está simplesmente o ódio de classe. É ele que permite compreender como a ideologia dominante incorpora – enquanto argumentação política (e até “técnica”) - as afirmações e os insultos mais absurdos e internamente contraditórios.

Odiario