Artículos de: Mayo, 2014

Odiario

As FARC-EP vencerão
50 Anos de luta revolucionária pelo socialismo

Cumprem-se 50 anos de luta das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo. Não há força política semelhante que tenha enfrentado o que a insurreição fariana enfrentou, como sejam as mudanças de época, a alteração da correlação de forças internacional, e a confrontação não só com a oligarquia colombiana, mas também directamente com o imperialismo e com todo o seu aparelho bélico e comunicacional, assim como com a incompreensão de algumas forças da esquerda.

Odiario
Odiario

Processo constituinte e contra-revolução na Nossa América*

Marx contribuiu para a sistematização de um ciclo de luta de classes que se estende entre 1848, tempo de constituição da «classe em si», até 1989/91, momento da desarticulação da experiência socialista no leste da Europa. Este texto tenta trazê-la para a nova síntese do ciclo de luta de classes que emerge em 1989, no mesmo momento do auge da política e ideias neoliberais.

Odiario
Odiario

As 50 grandes corporações que controlam o mundo

El País, 5.05.2014    29.May.14    Outros autores

Um artigo do insuspeito El País com interessantes dados sobre o processo como, no quadro da crise sistémica do capitalismo em curso, as megaempresas lutam pelo domínio de sectores estratégicos e aceleram o mercado de fusões e aquisições. Ou seja, de como a crise dá lugar a um processo de ainda maior centralização e concentração do capital, de crescimento do poder global do capitalismo monopolista de Estado.

Odiario
Odiario

Eleições colombianas: O grande vencedor é a abstenção

Carlos Aznárez    28.May.14    Outros autores

Realizou-se no passado domingo a primeira volta das eleições presidenciais na Colômbia. A abstenção ultrapassou os 60%. Nenhum candidato obteve maioria absoluta. Passam à 2ª volta os candidatos da direita e da extrema-direita, com uma diferença de votos entre si de pouco mais de 300 mil votos. Os dois irão disputar os mais de 3 milhões de votos dos candidatos excluídos. Será certamente um novo festival de enganos e falsas promessas, e o povo colombiano continuará a voltar-lhes as costas.

Odiario
Odiario

O Fim da Democracia tal como a conhecemos!

Bernard Hamm    27.May.14    Outros autores

Este artigo começa com o resumo dos maiores elementos teóricos na definição de uma classe dominante global. Explica como os neoconservadores dos Estados Unidos tomaram o poder e utilizaram a mudança de regime para criar o caos noutras regiões. Uma estratégia de tensão é utilizada para pressionar a população a aceitar. E toda a política assim empreendida escapa a qualquer tentativa de controlo democrático.

Odiario
Odiario

Monika Ertl: a justiceira do homem que cortou as mãos ao Che

Nina Ramón    25.May.14    Outros autores

A forma e o conteúdo deste texto não são habituais em odiario.info. Mas a trajectória da vida que evoca constitui, na sua escala própria, uma peça da história em construção que partilhamos. Em que a coragem de agir de acordo com as suas convicções, mesmo que com o risco da própria vida, faz parte daquilo que caracteriza o revolucionário. Seja ele homem ou mulher.

Odiario