Artículos de: Agosto, 2014

Odiario

Notícias do meu país*

Correia da Fonseca    31.Ago.14    Colaboradores

A televisão mudou enquanto documento quotidiano da realidade portuguesa. Houve um tempo nada distante em que os telenoticiários vinham informar-nos quase dia após dia de novos encerramentos de empresas, desemprego, filas à porta dos serviços públicos, despejos, desesperos. Mas agora o quadro televisivo sugere inversão de caminho: menos desemprego, muitos portugueses nas praias, o turismo tão animado que até grupos de saudáveis turistas se aplicam a agredir homens da GNR. E festas «populares» por todo o lado com acordeões, música da área pimba e meninas de calções muito curtinhos, esperemos que bem pagas. Como de costume, não se trata de noticiar. Trata-se de entreter, enquanto o governo prepara novo avanço na política de desastre.

Odiario
Odiario

Os 20 anos do Plano Real: uma herança terrível para os trabalhadores brasileiros

Edmilson Costa*    30.Ago.14    Outros autores

“Ao contrário do que os meios de comunicações procuram divulgar, o Plano Real foi uma tragédia para o conjunto dos trabalhadores e para a economia nacional. Em contrapartida, um paraíso para os banqueiros nacionais e internacionais, os especuladores financeiros, os grandes monopólios e o agronegócio. “

Odiario
Odiario

A fúria do Imperador: o caos tomará o mundo!

James Petras    29.Ago.14    Colaboradores

James PetrasNo centro do caos, o Presidente Obama, de olhar ameaçador, ataca cegamente, alheio às consequências, disposto a arriscar um descalabro financeiro ou uma guerra nuclear. Reforça sanções contra o Irão; impõe sanções à Rússia; constrói bases de mísseis que podem atingir Moscovo em cinco minutos; envia drones assassinos contra o Paquistão, Iémen e Afeganistão; fornece armas aos mercenários na Síria; treina e equipa curdos no Iraque e financia a selvajaria de Israel contra Gaza.

Odiario
Odiario
Nota dos Editores

A Palestina resistiu e vencerá

Os Editores    27.Ago.14    Editores
Odiario
Odiario

O manual de propaganda secreto dos israelitas

Patrick Cockburn    27.Ago.14    Outros autores

O manual para os porta-vozes israelitas deveria ser mais conhecido. Diz tudo sobre a hipocrisia e dissimulação da estratégia sionista. Mas diz igualmente muito sobre o seu isolamento face à opinião pública de todo o mundo, incluindo nos EUA e na UE.

Odiario
Odiario

Uma «pipa de massa»*

João Ferreira    26.Ago.14    Outros autores

Durão Barroso, o mordomo das Lajes, qualificou os dinheiros que Portugal alegadamente receberá da UE até 2020 com uma prova de “solidariedade”. Esqueceu-se de dizer que em três anos sairá do País aquilo que supostamente a UE “solidariamente” para cá mandará ao longo de sete anos. Só em juros.

Odiario
Odiario

EUA vão financiar força militar africana

Carlos Lopes Pereira    24.Ago.14    Colaboradores

A promessa de milhões de dólares de investimentos em África e a certeza do reforço da ingerência militar norte-americana no continente africano. Estes foram os principais resultados da primeira cimeira Estados Unidos-África, este mês, em Washington.

Odiario